executarem Pt = Es

< Previous | Next >

Jaén

Senior Member
México, español/portugués/inglés
Olá!

Preciso de uma ajuda. Sempre foi confuso para mim o uso dessa forma em português, ainda não domino. Sobre tudo porque eu aprendi (ou estou aprendendo ainda!) de ouvido. E no meu entendimento, essa forma deve ser usada no passado do subjuntivo, e não no indicativo. Assim sendo:

1.- Quais das duas formas em cor é a correta?
2.- É totalmente errada a primeira forma? (em azul)

O programa proporciona aos executivos uma visão em tempo real dos investimentos, iniciativas e recursos da sua empresa, e permite aos gerentes executar/executarem de forma controlada os projetos e programas

Agradeço a ajuda!

Alberto.

• Girl Of Ipanema

Member
    French living in Brazil
    Eu também estou louca para saber! Em Portugal, que eu lembro, sempre usávamos "executarem" mas achei que era "infinitivo pessoal" (que só existe na língua portuguesa que eu saiba !). Agora, aqui no Brasil, onde a gramática é mais "frouxa" digamos !, ninguém usa. Mas vamos esperar que algum brasileira "da gema" nos diga...

jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Voto pelo infinitivo impessoal: executar. Trata-se do mesmo sujeito, não há necessidade nenhuma de salientá-lo. E também me soa melhor esta forma. Com certeza haverá opiniões em contrário porques esta ainda é uma área controversa do idioma.

Tomby

Senior Member
    Spanish/Catalan
    O infinitivo pessoal flexionado é um tempo difícil para os estrangeiros. Eu concordo com o Jazyk, porque em geral, usa-se quando há necessidade de indicar o sujeito.
    Eu, pessoalmente uso-o nas orações de finalidade, exemplo: "Eu comprei esta revista para leres na viagem", sempre que possa substituir o infinitivo pelo presente de subjuntivo castelhano "para que leas", em português "para que leias".