Existe alguma terminologia utilizada em textos dissertativos?

IcarusIl

Member
Portuguese
Estou extremamente preucupado com um teste que pode definir o futuro de minha carreira, e preciso do maximo de informações que eu possa conseguir. Preciso de termos e métodos utilizados na escrita e narrativa (Semântica). Utilizo Phonologia para acentuação e gramática avançada para ter a melhor estrutura que eu possa ter, entretanto, ainda me sinto inseguro sobre tal assuno, e preciso me aprofundar mais neste assunto.

• Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Não sei se entendi completamente a pergunta. Você se refere a tipos de textos? Antigamente se pedia nas provas que o aluno produzisse um texto "narrativo" (por exemplo). Isso queria dizer que o texto poderia conter determinados elementos, como lugar, personagens, fatos, mas não poderia conter outros, como opiniões. Já um texto dissertativo podia conter opiniões e até argumentos destinados a convencer o leitor de algo. Há outros tipos além desses dois. Cada um tinha um 'esqueleto' diferente a ser recheado, sua estrutura típica.
    Não sei se se mantém essa prática de exigir um tipo de texto específico. Na época, o texto mais brilhante, se escrito no "tipo" errado era nota baixa na certa. Dê uma olhada no google em "tipos de texto", "estrutura narração", "diferença narração dissertação", coisas do gênero. Isso deve ajudar a direcionar suas dúvidas. Depois volte a perguntar por aqui.