1. The forums will be closed for a major forum upgrade for around 2-4 hours on Sunday, starting around noon US Eastern Time (GMT -4, 18:00 in most of Europe). Details
    Dismiss Notice

"... falo a gente retórica;..."

Discussion in 'Português (Portuguese)' started by rtrsalinas, Oct 27, 2006.

1. rtrsalinas Member

Mexico
    Spanish - Mexico
    Alguém pode me ajudar? O que quer dizer a frase em vermelho no paragrafo seguinte que é do conto Ideias do Canário do Machado de Assis?

A cor, a animação e a graça do passarinho davam àquele amontoado de destroços uma nota de vida e de mocidade. Era o último passageiro de algum naufrágio, que ali foi parar íntegro e alegre como dantes. Logo que olhei para ele, entrou a saltar mais abaixo e acima, de poleiro em poleiro, como se quisesse dizer que no meio daquele cemitério brincava um raio de sol. Não atribuo essa imagem ao canário, senão porque falo a gente retórica; em verdade, ele não pensou em cemitério nem sol, segundo me disse depois. Eu, de envolta com o prazer que me trouxe aquela vista, senti-me indignado do destino do pássaro, e murmurei baixinho palavras de azedume.

2. jazyk Senior Member

Brno, Česká republika
    Brazílie, portugalština
    Não seria porque fá-lo a gente retórica, que seria substituido pelo mais correto porque o faz a gente retórica. Não vejo sentido nenhum assim com o verbo falar.

Mas mesmo isso é estranho. Nunca vi retórica como adjetivo, ainda mais aplicado a pessoas. Vejamos o que diz o dicionário:

Que tem estilo empolado.

Sim, parece fazer sentido.

Share This Page

Loading...