finger shot

pedrohenrique

Senior Member
Português - Brasil
Bom dia, amigos
Continuando meu estudo de observação de bebês, esbarrei com essa expressão que não entendi. O contexto é o seguinte:

K. has learned to hold her arms to free her mouth, to watch her mother for the approach of the spoon, and open her mouth to take in, chew, and swallow. A. has learned to watch K. for signs of readiness and to advance in a rhythm that coordinates with K. Following the midrange model of Beebe and her colleagues for a good level of coordination, K. could predict her own pattern of behavior, A. hers, and each could predict well enough the responses of the other to adjust to them. Of course they missed once – the “finger shot.

Uma criança está sendo alimentada pela mãe e pela irmã mais velha.
K. aprendeu a conter seus braços, de modo a liberar sua boca, para prestar atenção à mãe que traz a colher; então abre a boca para receber o alimento, mastiga-o e o engole. A. aprendeu a observar K. para avaliar se ela parece estar pronta para outra colherada, e avança num ritmo que está coordenado com K. Seguindo o modelo médio de Beebe e colaboradores em busca de um nível bom de coordenação, K. conseguia predizer seu próprio padrão de comportamento, e A. o dela, e cada qual conseguia suficientemente bem prever as reações da outra e ajustar-se a estas. É claro que elas só falharam uma vez -- the “finger shot.

Será que estou entendendo o texto? O que significa essa expressão?

• Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    Se for o que eu estou imaginando, em muitas partes do Brasil é conhecido como "capitão" - serve para bebês, crianças e adultos... e para piadas de duplo sentido (inventei agora): Donald adora comer um capitão.

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    Bem lembrado, Guigo. Pensava que capitão só incluía modo de comer para adulto. Típico da caatinga, né?
    Minha mãe, mineira de São Manuel do Mutum, chamava de capitão o que ela fazia para minha irmãzinha, que era ruim de comer (aliás, até hoje).

< Previous | Next >