frase idiomática pra dizer raramente

Discussion in 'Português-Español' started by madameduse, Feb 26, 2010.

1. madameduse New Member

ITALIAN
    Oi!
    Gostaria saber si teim no idioma portugues a frase idiomatica pra dizer "raramente". No idioma espanhol dica-se "cada muerte de obispo". Existe?

Muito obrigada.

2. patriota Senior Member

pt-BR
    Pode dizer o contexto? Será mais fácil pensar em nossas expressões assim. :)

Last edited: Feb 26, 2010
  3. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Dia de são nunca! E se quiser exagerar: dia de são nunca, de tarde! Mais exagero ainda: dia de são nunca de tarde, com chuva! - Apesar de ter mais o sentido de nunca, também pode ser usado para coisas raríssimas de acontecer.

Last edited: Feb 26, 2010
  4. WhoSoyEu

WhoSoyEu Senior Member

Rio de Janeiro
    Español Latam, Português Br
    No dia que elefante voar...
    No dia que a Gertrudes falar algo certo...
    No dia que o Palmeiras for campeão...
    No dia que o Rubinho chegar em primeiro...
    No dia em que a minha carteira tiver dinheiro...

Etc, etc, etc...

5. vf2000

vf2000 Senior Member

GRAN CANARIA
    Brasil, Português
  6. Carfer

Carfer Senior Member

Paris, France
    Portuguese - Portugal
    Para dizer raramente, em Portugal usamos 'quando o Rei faz anos'. Não me perguntem porquê ou se os reis não faziam anos com a mesma frequência das outras pessoas, porque não vos sei explicar a razão.
    Outras, tais como 'no dia de São nunca (à tarde) ou 'quando as galinhas tiverem dentes' (*) têm mais o sentido de nunca mesmo, não o de raramente.

(*) Quando eu era miúdo costumavamos acrescentar 'e os galos escreverem à máquina', mas, ou foi apenas uma moda do momento ou perdeu o sentido quando até as pessoas deixaram de escrever à máquina, quanto mais os galos!!!

7. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Também temos o ''quando as galinhas tiverem dentes''. Pode ser usado também para quando uma coisa parece impossível de acontecer.

8. patriota Senior Member

pt-BR
    Concordo com Carfer. Em São Paulo as expressões de WhoSoyEu e Vanda também têm o sentido de "nunca, jamais", e não se ouve "de caju em caju" por aqui.

Last edited: Feb 27, 2010
  9. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Só pra deixar claro: aqui também são primeiramente usadas para dizerem nunca, mas, por extensão e exagero, pode-se incluir também coisas raríssimas de acontecer.

10. WhoSoyEu

WhoSoyEu Senior Member

Rio de Janeiro
    Español Latam, Português Br
    Afinal de contas, já aconteceu do Rubinho ganhar e do Palmeiras ser campeão. Já a minha carteira...

11. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Exato. :D Eu ia dizer isso, mas achei melhor deixar quieto. hihihi

12. patriota Senior Member

pt-BR
    Então deveriam ter dito "toda vez que ___ ganha" em vez de "no dia em que ___". ;)

Share This Page

Loading...