Fricativa alveolar sonora ⁄z⁄

JC21

New Member
Spanish
Olá ,
Eu estou aprendendo português e já notei que tem uma fricativa alveolar sonora ⁄z⁄ em palavrinhas como casa e mesa. Entre vogais a letra “s” adquire um som fricativo alveolar sonoro. E também eu acho que o mesmo acontece quando tem uma ligação entre uma palavrinha que termina numa vogal e outra começando com um “s” seguido por uma vogal.
Mas quando eu estava lendo um textinho na última aula, o meu professor paulista corrigia as minhas fricativas alveolares sonoras em frases como “fim de semana”, “durante a semana” e “tem que ser”. E ele as trocava por a fricativa surda ⁄s⁄.
Então, eu fiquei muito confundido.
Não é mesmo assim que acontece com o “s” nessas frases?

Obrigado desde já pela sua ajuda!

• alFarrob

Senior Member
    Português (Portugal)
    Olá ,
    Eu estou aprendendo português e já notei que tem uma fricativa alveolar sonora ⁄z⁄ em palavrinhas como casa e mesa. Entre vogais a letra “s” adquire um som fricativo alveolar sonoro. E também eu acho que o mesmo acontece quando tem uma ligação entre uma palavrinha que termina numa vogal e outra começando com um “s” seguido por uma vogal.
    Mas quando eu estava lendo um textinho na última aula, o meu professor paulista corrigia as minhas fricativas alveolares sonoras em frases como “fim de semana”, “durante a semana” e “tem que ser”. E ele as trocava por a fricativa surda ⁄s⁄.
    Então, eu fiquei muito confundido.
    Não é mesmo assim que acontece com o “s” nessas frases?

Obrigado desde já pela sua ajuda!
    Não.
    Sou de Portugal e o que vou afirmar é a maneira como pronuncia a grande maioria dos falantes de português aqui em Portugal. Penso que não é muito diferente em S. Paulo, mas para isso aguardemos confirmação ou não.

A ligação do fonema /z/ à palavra seguinte acontece é quando a primeira palavra acaba em /s/ ou /z/ e a seguinte começa por vogal.

Krystoffer

Member
    Portuguese - Brazil