"Funcionar" com o sentido usado no fórum

patriota

Senior Member
pt-BR
Percebi que muitos usuários deste fórum estão dizendo que palavras "funcionam" ou "não funcionam" sem complemento, com o significado de "ficarem bem"/"serem apropriadas" numa frase ou contexto. Esse uso é antigo ou será uma influência de outros idiomas?

OBS: tentei editar o título para "Funcionar - 'A palavra X funciona.'", mas o fórum não aceitou.

Last edited:
  • patriota

Senior Member
    pt-BR
    gvergara, "A palavra X funciona como um adjetivo nessa frase." faz sentido e é natural. Esse é o complemento que falei: "funciona como um..." ou algo assim.

Ver "A palavra X funciona nessa frase? Sim, funciona.", por outro lado, é muito estranho para mim. É desse uso, que só vejo no fórum, que quero saber.

Last edited:

gvergara

Senior Member
    Castellano (variedad chilensis)
    Mas em português o verbo funcionar não pode ser seguido de um adjetivo (em espanhol podemos dizer, por exemplo, O carro não está funcionando bem)? Se a resposta for afirmativa, então talvez se trate de uma elipse, se não, então tenho que aprender a não me intrometer em discussões de nativos :D Um abraço

Gonçalo

Reverend Joe

Member
    UK
    GB (English)
    Oi,
    É interessante...
    Sendo inglês, eu sempre fico com a impressão de que tudo que escrevo aqui, no meu mau português, acaba por ser influenciado pela minha língua materna.
    No caso de funcionar, o que é um verbo que utilizo muito neste fórum, claro que eu utilizaria to work em inglês, seja com complemento ou sem complemento.
    Portanto, no meu caso, talvez o inglês tenha influenciado a minha maneira de usar o verbo funcionar aqui.
    Obrigado patriota pelas alternativas "ficarem bem/serem apropriadas" - caso minha próxima mensagem tenha o verbo funcionar sem complemento, vou utilizar uma das sugestões acima. :)
    Um abraço.

Last edited:

patriota

Senior Member
    pt-BR
    gvergara, desculpe-me por não ter explicado melhor. A questão não é sobre a regência do verbo, mas sobre seu uso com verbetes específicos do contexto de nossas discussões linguísticas, como "palavra", "gíria", "termo" e "expressão". Digo que o carro está funcionando, que sua ideia funcionou e que uma máquina parou de funcionar, mas não digo que uma palavra funciona.

Reverend Joe, vi até falantes de português como língua-materna digitarem coisas assim aqui, por isso que criei este tópico. Deveria ter especificado isso também... Portanto, aguarde opiniões e explicações de outras pessoas. :)

Falei do tal "complemento" porque foi a única situação que pude imaginar em que iniciaria um pensamento com "essa palavra funciona..." (como X). É um uso diferente do verbo. Funcionar como = substituir/ser equivalente a.

J. Bailica

Senior Member
    Português - Portugal
    gvergara, "A palavra X funciona como um adjetivo nessa frase." faz sentido e é natural. Esse é o complemento que falei: "funciona como um..." ou algo assim.

Ver "A palavra X funciona nessa frase? Sim, funciona.", por outro lado, é muito estranho para mim. É desse uso, que só vejo no fórum, que quero saber.

Para mim também é estranho.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Para mim também é estranho.

Sinceramente, não acho. Usamos frequentemente 'funcionar' no sentido de 'ser adequado' ou de 'produzir o resultado esperado'. Exemplo: 'esse argumento não funciona', ou seja, não demonstra aquilo que quem o invoca pretende provar.