genial

jos.dan

Senior Member
Spanish (Guatemala)
Olá a todos :)

Como vocês como certeza já sabem, em espanhol há muitos sinônimos de "genial", dependendo do pais ou a região. Eu gostaria de saber quais são as palavras mais comuns que as pessoas no Brasil e em Portugal utilizam.

No ReversoContext há muitas traduções: ótimo, óptimo, legal, fixe, porreiro, bacana, maneiro, et cetera, mas não sei quais dessas são utilizadas no Brasil e quais em Portugal.

Obrigado desde já! :)

• englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Há quem diga genial... ou ótimo, fantástico, espetacular, fixe, altamente, ... (fixe e altamente mais coloquiais).
    Para sugerirmos a melhor opção, é melhor colocar uma frase. Depende do contexto, depende da pessoa, etc.

Parece-me que estas são as diferenças.
    Brasil: legal, bacana*, maneiro.
    Portugal: fixe, porreiro.

*Hoje em dia, alguns jovens portugueses dizem "bacana/bacano" para se referirem a outra pessoa (aquele bacano fez isto) ou para a descreverem (és um bacano).

Last edited:

Alecm

Senior Member
    Português - Brasil
    Maneiro é uma gíria bem típica do Rio de Janeiro.

Claro que se entende no país inteiro, mas eu de São Paulo falando "maneiro" soaria forçado.

Uma gíria de São Paulo e usada em alguns outros estados seria "da hora".

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    Uma antiga, creio que desusada mas que gosto muito: supimpa.

Bacana (endinheirado), começa no genovês bacan, passa ao lunfardo, chega ao português brasileiro e daí ao português europeu. Que viagem!

jos.dan

Senior Member
    Spanish (Guatemala)
    Muito obrigado pelas repostas!

Para sugerirmos a melhor opção, é melhor colocar uma frase. Depende do contexto, depende da pessoa, etc.

É verdade. Esqueci-me de acrescentar um exemplo. Perdão.

– Ayer obtuve mi licencia de conducir.
    – ¿De verdad? ¡Genial!

Ontem tirei minha carteira de motorista.
    É mesmo? Muito legal!

Nesse caso quais palavras usariam vocês, além de "legal"? Nem que eu acho que vocês já me responderam muito bem :)

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Muito usual em Portugal:
    - Ontem consegui passar no exame de condução.
    - É mesmo / Ai sim/ A sério? Espe(c)táculo*! Parabéns!

* Espectáculo (sem acordo ortográfico)