gentio / gentil (pronúncia no Brasil)

< Previous | Next >
  • meencantesp

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    Na minha e na de muitos, pelo menos, não há. Isso, a propósito, que eu saiba é até um pouco polêmico. A pronúncia de “gentio” é exatamente a mesma que a de “gentil” para mim e para muitos do Sul do Brasil. A diferença que havia era a entre a letra ele e a letra ó (com som de u), mas pronunciar a letra ele da forma tradicional é um traço já bem decadente até mesmo por aqui, onde ele se preservou mais.

Last edited:

guihenning

Senior Member
    Português do Brasil
    Tendo a pronnciá-las diferentemente, como Jazyk e machadinho, mas preciso dizer que a minha tendência natural é pronunciá-las do mesmo modo. Acho que o hiato seja mais frequente de São Paulo para cima, embora eu cresse piamente até agora que só no Rio a diferença fosse bem preservada e que essa linha imaginária partisse de lá. Os cariocas pronunciam rio com hiato bem definido, enquanto eu pronuncio a mesma palavra numa única sílaba. O mesmo para frio. Aparentemente a linha do hiato é mais ao sul do que eu pensava, mas, no Sul propriamente dito, creio que o natural seja a ditongação sem hiato.

< Previous | Next >