De hecho el presente continuo existe en portugués, pero no se llama así. Que yo sepa, no tiene denominación específica. El gerundio (en portugués, "gerúndio", antiguo "particípio presente") existe igual que en castellano. Para construirlo, con verbos regulares, se debe sacar la "r" final y añadir "ndo", por ejemplo, subir - subindo...en portugués no existe el presente continuo...
Fulano está comendo agora (Brasil)
Fulano está a comer agora (Portugal)
Senhoras e senhores, já se faz longo o caminho que estou a percorrer na magistratura, sempre com o coração sereno.
https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/discursopossemRosa1.pdf
Com essas ponderações, não estou a defender a impossibilidade de adequação da base de cálculo do ISS para dela excluir o valor relativo à locação do bem móvel, quando passível de delimitação.
https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search/despacho871237/false
Não estávamos a buscar diálogo com as partes envolvidas.
https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=89367
Era sobre isso que eu estava a refletir.
[...]
Estava aqui a me perguntar.
https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=12866741
Naquele momento, mal imaginávamos que estávamos a ingressar naquilo que o Professor Acemoglu, do MIT, denomina de “conjuntura crítica” [...]
https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/...anexo/PlaquetadeAberturaAnoJudiciario2021.pdf
Wanderley desempenhava um papel único entre nós: era fiador de nossa estrutura moral inabalável, sempre a usar a capa da humildade, da compreensão e da fraternidade.
[...]
Nossos trabalhos científicos foram objeto de muitas análises. Andamos a colaborar, grandemente, para os particulares dos valores mobiliários.
https://www.tjrj.jus.br/documents/10136/1203412/homenagem-dr-wanderley-medeiros.pdf
O que chamamos de "gerundismo" é a estrutura que imita o "future progressive" do inglês (will + be + verb-ing): "vai estar dançando" (= vai dançar), "vou estar escrevendo" (= vou escrever), "vamos estar saindo" (= vamos sair).
Toda vez que encontrar este "B", você estará lendo uma história em quadrinhos feita no Brasil!
Tenho certeza de que daqui a alguns meses todo mundo vai estar vendo o Brasil de novo num quadro mais venturoso.
No Morumbi, o ponto mais próximo do campo encontra-se nas cadeiras inferiores, de onde a bola, estando numa das bandeirinhas de córners você estará vendo uma jogada a 20 metros.
Mas há nesses verbos uma nuance de continuidade e ações prolongadas. Ao que geralmente se chama ‘gerundismo’ é o uso indiscriminado de verbos pontuais nesse modo. ’vou estar verificando’ para ‘vou verificar’ não será exatamente a mesma coisa que ‘você estará lendo uma história‘, este último tende a indicar um estado muito mais do que a posterioridade dele.Pois é. Encontrei, por acaso, um exemplo de gerúndio combinado com tempo futuro — não imediato — publicado num gibi do Zé Carioca de 1981, duas décadas e meia antes das calorosas discussões sobre o palavreado do telemarketing:
View attachment 86320
Não chamou a atenção de ninguém na época, mas hoje incomodaria quem fizesse a associação automática com serviços de atendimento telefônico.
Pesquisando, é possível achar mais exemplos, como este, escrito em 1999 pelo então presidente FHC (Diários da presidência - volume 3):
E, por fim, um trecho da revista Placar de janeiro de 1972, que explica, de um modo um tanto confuso, que era possível ver, sentado numa das cadeiras inferiores do Morumbi, uma cobrança de escanteio a 20m de distância:
Especialmente significando futuro imediato.
Pois é.