gridiron (network)

Vanda

Moderesa de Beagá
Português/ Brasil
Ei gente! Quanto tempo!

Alguém sabe me explicar que troço é este de gridiron com o o sentido de
network resembling a gridiron?

A palavra gridirion tem estes significados:
1- campo de futebol americano
2- grelha para cozinhar
3- network resembling a gridiron

É essa danada definição número 3 que não consigo visualizar, imaginar.

• almufadado

Senior Member
    Português de Portugal
    Ei gente! Quanto tempo!

Alguém sabe me explicar que troço é este de gridiron com o o sentido de
    network resembling a gridiron?

A palavra gridirion tem estes significados:
    1- campo de futebol americano
    2- grelha para cozinhar
    3- network resembling a gridiron

É essa danada definição número 3 que não consigo visualizar, imaginar.
    Imagine uma "iron grid" ... agora uma grid of iron" ... está claro agora ? não ! ... então visualize algo como isto ? mas não seria mais delicioso se estivesse imaginando isto ? agora apague o "lume" e o "of" mexa, grude e tem aqui sua "grelha de ferro".

http://en.wikipedia.org/wiki/Gridiron_football
    http://en.wikipedia.org/wiki/Gridiron_(cooking)

Agora "network" aplica-se a muitas coisas mas limitando-nos ao literal será :
    "Rede se assemelhando a um grelha (de assador)"

Quando nos referimos às formas das redes, o termo usado é Network topology -> topologia de rede
    Network topology is the study of the arrangement or mapping of the elements (links, nodes, etc.) of a network, especially the physical (real) and logical (virtual) interconnections between nodes.[4]
    http://en.wikipedia.org/wiki/Network_diagram

http://en.wikipedia.org/wiki/Network_topology

Apesar de ir mais além do que o original a expressão certa será

"Topologia de Rede em forma de grelha"

ou "grelha de assador" para ir no tal literal.

almufadado

Senior Member
    Português de Portugal
    Mas o que que o network tem a ver com tudo?!:confused:
    Veja o link da topologia para entender do que se fala quando se atibui formas às redes.

Existem redes em estrela por que esquemáticamente a distribuição de seus vértices forma uma estrela.

Isso aplica-se aos mais diversos campos :

"Pessoas que se unem à volta de causa" , "Associação":
    Gridiron Network' formed to support football team Walkersville High School alum and new football coach host golf tournament fundraiser
    In this case is to give the sense of the strength of the people's bonding.

"Rede de solidariedade" :
    Maryland Gridiron Network Gets on Board for Terrapins' Travel Arrangements

Maryland football supporters have raised about $46,000 so the Terps can fly round trip to games at Wake Forest and North Carolina State instead of taking the bus one way.
    Os fãs fizeram um colectivo para angariar fundos para a equipa poder viajar ... de avião :eek:

The Northwestern Gridiron Network (NGN) is dedicated to supporting the Wildcat football program.
    http://www.makeitbetter.net/make-a-...s/listing/91454-northwestern-gridiron-network

Eu não quis dar apenas este significado porque existem outros em outros contextos:

"Rede de estradas em forma de grelha"
    "the gist of the idea was the spiral road. Instead of the systems of radial roads on which most British cities are based, or the "gridiron" network used in some American cities ...
    http://books.google.pt/books?id=MV4t8y-xUWcC&pg=PA324&lpg=PA324&dq=%22gridiron+network%22+%2Bcomputers&source=bl&ots=ZC8otcoFel&sig=5oI3O66Z0RVyWHQ-uT3dcy0wlfU&hl=pt-PT&ei=gx1gTLjkEMnd4gb0mvjsDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=6&ved=0CC8Q6AEwBQ#v=onepage&q=%22gridiron%20network%22%20%2Bcomputers&f=false

plans of Miletus and Pirene show a gridiron network of streets within irregular city walls. ...
    http://books.google.pt/books?id=9JO...ook_result&ct=result&resnum=1&ved=0CC4Q6AEwAA

... city planning legislation, bridgehead settlement, medieval urban form, gridiron structure, organic growth form, gridiron planning, elevational design, ...
    http://www.google.pt/url?sa=t&sourc...-YHCBw&usg=AFQjCNHcGz-FPj7VFM_7lb1CsW5Uh3T5DA

Acho que não existe esta topologia de rede no contexto de computadores, mas posso estar errado neste aspecto em particular.

Outro contexto, nem sempre associado a "network" mas sempre à caracteristica da forma, é as planilhas/folhas de cálculo e "flow charts" or "layout charts"

An Introduction To Plant Ecology

A.G. Tansley - 2003 - Nature - 228 páginas
    The scale is in general larger than that of the gridiron chart, and the individual plants are shown by appropriate symbols. The transect is particularly

Gridiron chart on a scale of i : 12o (actual charts should be twice this size). The consociations and their transitions are represented by diagonal and ...
    "About Gridiron workflow software · "

Segundo a forma "gridiron-shaped" :
    A dictionary of slang and unconventional English: colloquialisms ... - Resultado da pesquisa de livros do Google

Eric Partridge, Paul Beale, Eric Partridge - 2002 - Language Arts & Disciplines - 1400 páginas
    The practice of taking a gridiron-shaped piece of land, knowing that nobody else would buy the intermediate strips, which one could acquire at leisure: ...
    The big hall of the hotel was entirely filled bv the gridiron-shaped table, leaving only a small space between the centre prongs of the gridiron for the ...
    Conclusão : não sou eu que estou complicando :cool: (simplifiquei e olhe o que deu ! :p) o termo é que é usado em diversos contexto com traduções possíveis para português muito díspares ... diferentes.

PS: Se quizer posso ver se encontro mais aplicações ...

fernandobn97007

Senior Member
    Portugues - Brasileiro
    Sei que cheguei atrasado nessa, e almufa exemplificou muito bem com sua pesquisa, e grelha também tá bom, mas quando se fala em gridiron penso logo na época de estudante quando comprava papel quadriculado, só para registro.

almufadado

Senior Member
    Português de Portugal
    Sei que cheguei atrasado nessa, e almufa exemplificou muito bem com sua pesquisa, e grelha também tá bom, mas quando se fala em gridiron penso logo na época de estudante quando comprava papel quadriculado, só para registro.
    Agora que fala nisso ...
    Para além do quadriculado padrão/normal, nalgumas disciplinas tinha de usar umas folhas de quadricula milimétrica dentro de escalas de quadros centimétricos/decimétricos. A este, se estiver bem recordado, chamavam-se de "papel milimétrico". Este formava grelhas de quadrados maiores, com linha delimitadora nas bordas.

Mas nada a ver com "network"-> rede

Vanda -> Estive a ver mais uma coisas e essa entrada, nesse seu dicionário do contexto, que não sendo genérica deve estar mais associada a "rede de estradas".

Pois "network" sempre aparece associado a "rede de estradas" em ambiente urbano e suburbano ainda que nem sempre juntas:

Suburb: Facts, Discussion Forum, and Encyclopedia Article

The first recorded usage, according to the Oxford English Dictionary ...... The grid plan or gridiron plan is a type of city plan in which streets run at ... (which may have become up to several kilometres due to the road network). ...

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Pois "network" sempre aparece associado a "rede de estradas" em ambiente urbano e suburbano ainda que nem sempre juntas:
    Almufa! Você matou a pau com este excerto:
    The grid plan or gridiron plan is a type of city plan in which streets run at ... (which may have become up to several kilometres due to the road network)
    Por que, oh, por que o danado do artigo não tem tradução para o português? Tem no espanhol , mas neca de português. Vejam.

Taraaa.... pegando a dica do espanhol cheguei:
    traçado Hipodâmico (aqui, texto luso)

Last edited:

almufadado

Senior Member
    Português de Portugal
    Almufa! Você matou a pau
    Não, fui Senhora juiza ... Moderadora ... quando eu mostrei a cobra, o pau já estava morto !:D

Pior seria o pau acordar morto e não ter visto no outro post "Rede de estradas em forma de grelha" como uma das possibilidade ... :rolleyes:

É a história da minha vida (<smiley sniff> ... not ! :)) ... o Almufadado é pau para toda a obra ... primeiro leva paulada por que o post é grande mas tem a resposta ... mas eu tenho "costas largas" ... mais uma vez "dei opções a dar com um pau e fui "preso por ter cão e preso por não ter ".

Ou como diz o povo "dá deus rede a quem só tem grelha".:eek::D

Agora a sério :

Explorando apenas esse significado do contexto original ("network" e não "road network" !!!) também poderia ter sugerido :

"traçado ortogonal" = (rede de estradas formando ângulos rectos)

"Traçado em quadrícula" (quadricular) = (rede de estradas formando quadrados)

"traçado em retícula" (reticular) = (rede de estradas formando rectângulos)

Last edited:
    < Previous | Next >