hemácias

Lucia Adamoli

Senior Member
Español (Argentina), Português (Brasil)
Pessoal, preciso por favor achar o equivalente em espanhol para o termo "hemáceas"...
Seguem o original e a tradução:

"Um trabalho recente desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (no sul do Brasil) investigou amostras de sangue de mamíferos que mergulham constantemente, comparando seus sistemas antioxidantes em hemáceas com os de mamíferos terrestres."

"Un trabajo recientemente desarrollado en la Universidad Federal de Santa Catarina (sur de Brasil) investigó muestras desangre de mamíferos que se sumergen constantemente, comparando sus sistemas antioxidantes en hemáceas con los de mamíferos terrestres."

Acho que está relacionado com os glóbulos vermelhos, mas não estou certa...

 
  • Lucia Adamoli

    Senior Member
    Español (Argentina), Português (Brasil)
    Sempre tão apressadinha... "lo que mata es la ansiedad".
    Serve mesmo assim, pois no dicionário pt-es do WR não estava. Vamos ver com "hemácias" (pt)... "hematíes" (sp).
    Hum, acho que fico com "hematíes" mesmo.

    Agora: é "hemáceas" ou "hemácias" em português? 17.300 vs. 136.000 no Google. Hemácias é o correto, erro do autor.

    Yahoo! Respostas:
    "Os glóbulos vermelhos, nos mamíferos, são chamados de hemáceas pois são anucleados, diferente das outras classes de vertebrados..."

    Wiki:" Glóbulos vermelhos são células também designadas por eritrócitos, hemácias ou células vermelhas que estão presentes no sangue em número de cerca de 5 milhões por milímetro cúbico, em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 moléculas protéicas e 1 grupamento heme, que contém o ferro), e a sua função é transportar o oxigênio aos tecidos.

    O sangue é composto por uma parte líquida denominada plasma, no qual encontramos, por exemplo, os nutrientes do aparelho digestivo que são transportados para as demais células do corpo, bem como outros elementos que compõem o aparelho circulatório. Entre eles existem dois tipos de células, as hemáceas (glóbulos vermelhos) e os leucócitos (glóbulos brancos). No interior das hemáceas existe um pigmento chamado hemoglobina, responsável pelo transporte do gás carbônico (CO2) e do oxigênio (02). Os leucócitos tem uma função importante na defesa do organismo no caso de infecções, pois eles atacam corpos estranhos que penetram no nosso corpo. "
     
    Top