How long have you been doing something?

Magicman4131

Member
English
How would you say:
How long have you been here for?
or
How long have you been playing the guitar for?
I know in Spanish it is "¿Cuánto tiempo llevas aqui?" or "¿Cuánto tiempo llevas tocando la guitarra?" How do you say this in Portuguese? What's the structure? Obrigado!

• Dmenega

New Member
    Portuguese-Brazil
    How would you say:
    How long have you been here for?
    or
    How long have you been playing the guitar for?
    I know in Spanish it is "¿Cuánto tiempo llevas aqui?" or "¿Cuánto tiempo llevas tocando la guitarra?" How do you say this in Portuguese? What's the structure? Obrigado!
    "How long have you been here for?"

Há quanto tempo você está aqui?

"How long have you been playing the guitar for?"

Há quanto tempo você está tocando guitarra?

Or something like that. There are other ways to say the same thing.

patriota

Senior Member
    pt-BR
    Em português, acoustic guitar é violão e electric guitar é guitarra. Saber espanhol é útil para entender palavras novas do português, mas tente não pensar no idioma quando estiver estudando, já que nem é sua língua materna.

Dmenega deve ter se confundido, porque a pergunta é "há quanto tempo toca (aprendeu a tocar) o instrumento", e não "há quanto tempo está tocando sem parar". O gerúndio, nessa pergunta, indicaria que a pessoa está tocando nesse exato momento e que você quer saber a que horas começou a tocar hoje. Pois bem, algumas possibilidades:

— Há quanto tempo (você) toca violão/guitarra?
    — Faz quanto tempo que (você) toca violão/guitarra?
    — Faz quanto tempo que (você) aprendeu a tocar violão/guitarra?
    — (Você) começou a tocar violão/guitarra faz quanto tempo?

No Brasil, o verbo haver é mais formal. Terá mais chances de escutar o verbo fazer nessas perguntas.

— Faz quanto tempo que está aqui?

Last edited:

gvergara

Senior Member
    Español
    Dmenega deve ter se confundido, porque a pergunta é "há quanto tempo toca (aprendeu a tocar) o instrumento", e não "há quanto tempo está tocando sem parar". O gerúndio, nessa pergunta, indicaria que a pessoa está tocando nesse exato momento e que você quer saber a que horas começou a tocar hoje.
    :confused::eek::eek:
    Isso quer dizer que o gerúndio português não se pode empregar para falar de eventos que começaram no passado e que ainda não terminam, embora elas não estejam ocorrendo agora? Por exemplo, em espanhol (e também em inglês) eu posso dizer que estou lendo um romance muito bom, ainda que nesse preciso momento (no momento em que falo) eu não esteja lendo. Não é possível que todo este tempo tenha me enganado :eek::mad: :D

Obrigado

Dmenega

New Member
    Portuguese-Brazil
    Olha, cara, sinceramente, se vc me perguntar ha quanto tempo eu estou tocando guitarra, eu não vou te responder "olha, faz 1 hora, 35 minutos e dezesseis segundos que eu comecei a tocar", eu vou te responder "olha, faz pouco tempo que eu comecei a tocar, estou estudando/treinando, ou seja la como se diz, ha uns 6 meses". Na minha opinião, é um preciosismo, embora do ponto de vista puramente normativo, puramente técnico, você até esteja certo.

Eu usei o verbo haver pq, na norma culta, é o mais formal. A intenção foi essa mesmo. Como é um site de ensino de lingua para estrangeiros, eu imagino ser mais fácil primeiramente "ensinar" a norma culta.

Rhetorica

Senior Member
    Portuguese (Portugal)
    Em português, acoustic guitar é violão e electric guitar é guitarra. Saber espanhol é útil para entender palavras novas do português, mas tente não pensar no idioma quando estiver estudando, já que nem é sua língua materna.
    Em português europeu, os dois instrumentos têm o nome de guitarra - guitarra clássica e guitarra eléctrica. A primeira pode ainda ser chamada de guitarra dedilhada, viola dedilhada ou ainda apenas viola.

anaczz

Senior Member
    Português (Brasil)
    O gerúndio, nessa pergunta, indicaria que a pessoa está tocando nesse exato momento e que você quer saber a que horas começou a tocar hoje.
    Não necessariamente, patriota.
    O gerúndio também é usado como o Gonçalo e Dmenega indicaram, especialmente quando eu sei que antes a pessoa não exercia aquela atividade e agora vejo que exerce:

- Há quanto tempo você está fazendo teatro?
    - Desde o ano passado.
    - Há quanto tempo você está trabalhando naquele hospital?
    -Comecei há 3 meses.
    -Há quanto tempo você está estudando piano?
    -Já há 5 anos
    -Há quanto tempo você está tocando violão?
    -Desde que desisti de aprender piano.
    etc.

Observação: embora o tema não seja este, viola, no Brasil, pode ser um nome "carinhoso" para qualquer instrumento de cordas dedilhado, mas em geral refere-se à viola caipira, um instrumento um pouco menor que o violão, com cinco pares de cordas e com um som lindo! Pode ser também a viola clássica, tocada com arco.

Last edited:

englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Há quanto tempo tocas guitarra?/Tocas guitarra há quanto tempo? (na tua vida até agora)
    Estás aqui a tocar há quanto tempo? / Há quanto tempo é que estás aqui a tocar guitarra (circunstancial)

Estás aqui há quanto tempo? Estás aqui há muito tempo? Estás à espera há muito tempo?

Há quanto tempo moras cá?

So we use the Present Simple.
    (European PT)

< Previous | Next >