infinitivo pessoal / pretérito imperfeito de subjuntivo

ohquenick

Senior Member
Castellano, España
Olá. Este é um parágrafo muito breve, apenas dos lineas, de A chuva pasmada, Mia couto.

Ao fim de um tempo, meu pai se afastou de nós para não vermos uma sombra pousar em seu rosto.​

Gosto muito do paragrafinho soa muito poético. Mas na fala não poética, no dia a dia, podíamos dizer assim?

Ao fim de um tempo, meu se afastou de nós para que não víssemos que tinha preocupação/ que ficava preocupado/ mais outros soluções no pretérito imperfeito de subjuntivo

Muito agradecido pelas suas respostas, dicas e sugestões.

• Cainejo

Senior Member
    Español-España
    Em Portugal acho que o infinitivo pessoal (vermos) é falado no dia a dia, não é poético, digam os nativos. Já em Brasil acho que soa antigo.

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Ao fim de um tempo, meu pai se afastou de nós para não vermos uma sombra pousar em seu rosto.
    Gosto muito do paragrafinho soa muito poético. Mas na fala não poética, no dia a dia, podíamos dizer assim?
    "...uma sombra pousar em seu rosto..." é a parte poética, o uso do verbo pousar em seu rosto não se usa na linguagem corrente.
    Simplesmente retiraríamos o pousar. Simples.

Ao fim de um tempo, meu pai se afastou de nós para que não víssemos que tinha preocupação/ que ficava preocupado/ mais outros soluções no pretérito imperfeito de subjuntivo
    Pela tua conclusão quanto aos traços de preocupação no rosto, há mais no texto que não nos indicas.

ohquenick

Senior Member
    Castellano, España
    Muito agradecido pelas suas respostas, dicas e sugestões. Muito agradecido pela sua colaboração.

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Muito agradecido pelas suas respostas, dicas e sugestões. Muito agradecido pela sua colaboração.
    Se te queres dirigir a uma pessoa só, então deves usar suas respostas e pela sua colaboração(pronome), mas se queres agradecer no plural, sem ambiguidade, então usa vossas respostas e vossa colaboração(promome).