infinitivo pessoal

JohnQTaxpayer

New Member
Canada, English
Olá a todos!

O meu nome é John e vivo no Canada e quero muito aprender Português. Também estou estudando Espanhol e já posso ver as diferenças entre as duas. Agora, não entendo como usar o infinitivo pessoal e eu gostaria saber quando usarai isso. Já tentei de procurar uma explicação aqui, porém não procurei nada. Podem ajudar? :)

Muito obrigado!

Ps. Eu sei que o meu Português é terrível. Disculpe-me! :(

• John, se ainda está a começar a aprender português (mas já escreve muito bem, parabéns!), o meu conselho é que não se preocupe com o infinitivo pessoal por enquanto. De qualquer forma, ele usa-se mais ou menos nos mesmos casos em que se costuma usar o infinitivo impessoal.
    Outras vezes, usa-se o infinitivo pessoal onde o espanhol usa o conjuntivo. Nesses casos, geralmente também se pode usar o conjuntivo em português, só que soa mais formal.

John,

Então vou acrescentar mais uma, ok?

Obrigado outra vez pelo pela correção!

a correção - substantivo feminino

Essas palavras que terminam com o são "pegadinhas" para os estrangeiros.:)

Acho que vi numa gramática uma vez que os substantivos abstratos em ão são femininos e os concretos com a mesma terminação são masculinos. Não deve funcionar 100% das vezes, mas pode ajudar o nosso amigo John.

Tem a mesma origem que -ción na maioria das palavras, sim, o latim -tione(m). O inglês tem muitas vezes cognatos terminados em -tion.

Só pra ajudar um pouco:
    Olá a todos!

O meu nome é John, vivo no Canadá e quero muito aprender Português. Também estou estudando Espanhol e já posso ver as diferenças entre os dois. Agora, não entendo como usar o infinitivo pessoal e eu gostaria saber quando usarei isso. Já tentei procurar uma explicação aqui, porém não achei nada. Podem ajudar? :)

Muito obrigado!

Ps. Eu sei que o meu Português é terrível. Desculpe-me! :(
    Seu português é muito bom pra quem está começando, e totalmente compreensível. :)

O infinitivo pessoal já levou muitos gramáticos à loucura. E ainda hoje leva. Houve quem sustentasse a tese de que, em alguns casos, não se flexionava, para, logo em seguida, abrir mão dela e concordar, cabisbaixo, que sim, se flexionava.

Ainda assim, vale a pena [eu] dar uma olhada nas regras.
    Ainda assim, vale a pena [tu] dares uma olhada nas regras.
    Ainda assim, vale a pena [ele/ela] dar uma olhada nas regras.
    Ainda assim, vale a pena [a gente] dar uma olhada nas regras.
    Ainda assim, vale a pena [você] dar uma olhada nas regras.
    Ainda assim, vale a pena [nós] darmos uma olhada nas regras.
    Ainda assim, vale a pena [vós] dardes uma olhada nas regras.
    Ainda assim, vale a pena [eles/elas/vocês] darem uma olhada nas regras.

Eu de novo.

Basicamente,

Empregos mais comuns do infinitivo pessoal (flexionado)[1]

Flexiona-se o infinitivo quando:

a) apresenta o sujeito claramente expresso:

Divulgue o calendário de provas antes de os alunos saírem para o recreio.
    Acho romântico tu chorares por amor.

b) se pretende enfatizar a desinência verbal, com um sujeito não expresso:

Seria melhor irmos de metrô.
    Considero orgulho não aceitares a ajuda de Mário.

c) se pretende indeterminar o sujeito (na 3ª pessoa do plural):

Ouvi comentarem que Juliano está envolvido naquela grande confusão.
    Margarida escutou gritarem por socorro.

----------------------
    [1] Guia Prático de Gramática do Dicionário Michaelis Escolar em CD, versão de 2002. (Paguei só R$20,00 por ele, não faz dois dias!) :)

Back