Late City Final

< Previous | Next >
  • Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    Na época em que o Rio de Janeiro ainda era a "Cidade Maravilhosa", nas décadas de 1960/1970/1980, o finado Jornal dos Sports, tinha uma tiragem dominical que era distribuída, por volta das 20:00, já contendo todas as notícias desportivas do fim-de-semana. Lembro que o pessoal chamava esta tiragem de noturna, em oposição à tiragem vespertina de outros jornais, como O Globo e A Noite, que começavam a circular por volta das 17:00.

Não saberia dizer se, em outras cidades do Brasil, outras nomenclaturas eram usadas.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Em Portugal a situação era semelhante à que descreve o Guigo. Os jornais eram 'matutinos' (como o 'Diário de Notícias', 'O Século' ou 'O Primeiro de Janeiro'), que começavam a circular de madrugada, ou 'vespertinos' (como o 'Diário Popular', o 'República' ou 'A Capital', à venda a partir das 15h). 'Nocturnos' não me recordo de que houvesse, o que não admira porque em Portugal a vida nocturna sempre foi escassa e não se encontraria público comprador nas ruas. (Aliás, também não havia muitos leitores, o que não ajudava à festa). Em geral só tinham uma edição, salvo circunstâncias excepcionais e casos raros em que havia uma para Lisboa e outra para o Norte/Porto. O que havia mais próximo de uma edição 'da cidade' eram estas últimas. Em tese, a nomenclatura 'edição da manhã', 'edição da tarde', 'edição da noite', 'edição especial', 'edição extra', 'edição local', existe, mas não se encontram muitos exemplos na imprensa portuguesa da segunda metade do século passado, que é a de que me recordo. É nos jornais televisivos que hoje podemos encontrá-la e aí, sim, há 'jornal da noite'/'último jornal'. Jornais em papel já praticamente não há e os que sobrevivem são os da imprensa regional e local, com circulações muito reduzidas e dependentes da venda por assinatura.
    Conjugando tudo isto, a tradução que me ocorre como possível num contexto português será 'última edição da cidade/local'.

< Previous | Next >