Letra maiúscula para plural de nomes próprios

< Previous | Next >

AlexSantos

Senior Member
Portuguese - Brazil
Olá, gostaria de saber se, nos casos abaixo em que prezei por evitar a repetição de termos iguais, o correto seria usar letra maiúscula para o plural dos nomes próprios "oceanos" e "américas".

"O tamanduá vive nas américas Central e do Sul." (américas ou Américas?)
"O Canal do Panamá conecta os oceanos Atlântico e Pacífico." (oceanos ou Oceanos?)

• SilFran

Senior Member
    Spanish - Peru
    Olá Alex, segundo o que encontrei, a maiúscula pode ser utilizada no primeiro caso porque é parte do nome própio. Mas no segundo caso, "oceanos" não é parte do nome, só um adjetivo e ficaria em minúscula. Então, no seus exemplos:

"O tamanduá vive nas Américas Central e do Sul." (fonte)

"O Canal do Panamá conecta os oceanos Atlântico e Pacífico." (fonte)

Mas eu esperaria um falante nativo para confirmar a informação :)

metaphrastes

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    "O tamanduá vive nas Américas Central e do Sul."
    Não me parece incorrecto, mas para mim soaria melhor "o tamanduá vive na América Central e na (América) do Sul". Obviamente é uma questão de gosto, porque alguns prefeririam a forma citada por uma questão de concisão. Em todo o caso, América ou Américas tem de levar maiúscula.

"O Canal do Panamá conecta os oceanos Atlântico e Pacífico."
    Parece perfeito. O que me incomoda mais no primeiro caso é a descaracterização dos nomes. Seria como dizer Os Imperadores Pedros I e II, em vez de Os Imperadores Pedro I e Pedro II. Usar nomes próprios no plural despersonaliza-os e parece-me depreciar a pessoa ou entidade mencionada, como se a única coisa que as caracterizasse e definisse fosse partilharem um mesmo nome. Além de não soar especialmente bem.

AlexSantos

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    Acho que a conclusão que posso tirar daqui é que "Oceano Atlântico" e "Oceano Pacífico" sempre se escrevem com letra maiúscula, mas, como já existe um substantivo comum "oceano", os dois nomes próprios podem ser coordenados com o termo repetido suprimido, colocando em evidência o primeiro elemento, pluralizando-o. Isso só é possível porque 1) já existe um substantivo comum "oceano"; e 2) os oceanos podem ser chamados apenas pelos seus adjetivos próprios, como em "Ela foi a primeira mulher a sobrevoar o Atlântico."

Portanto, não é possível fazer o mesmo com "américas Central e do Sul"*, por serem dois nomes próprios que, apesar de compartilharem um mesmo elemento, este não é um substantivo comum (então não pode ser pluralizado) e o elemento seguinte não é dotado de autonomia.

Obrigado a todos pelas respostas.

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Acho que a conclusão que posso tirar daqui é que "Oceano Atlântico" e "Oceano Pacífico" sempre se escrevem com letra maiúscula
    Eu estou em crer que "Oceano" não faz parte do nome, logo, só deverá ser maiúscula se iniciar a frase.
    Por outro lado, América é um continente, será sempre escrito em maiúscula.
    Faz-me confusão o termo "américas" do Norte e do Sul, tal como referiu metaphrastes, fica melhor separar os nomes. Talvez seja preferência pessoal, não tenho a certeza.

Last edited:
    < Previous | Next >