FloMar

Senior Member
English - England
Poderiam me explicar em termos básicos por que está certo dizer 'onde é o banheiro?' e 'o baneirho é no primeiro andar', mas tem que dizer 'a minha escola está num bairro pobre?'

• FloMar

Senior Member
    English - England
    Interessante. Alguém me diz que quando se trata de localização (não entendo isso muito bem) tem que ser estar. O exemplo / erro que eu fiz era nós (i.e. a minha escola) somos numa zona de Londres em que há uma população importante de lusofonos

patriota

Senior Member
    pt-BR
    Não tinha dito o pronome "nós". Ele muda tudo, porque se refere a seres humanos, que ora estão aqui, ora estão ali. Vocês são londrinos, mas estão [situados] nessa zona.

Para falar diretamente da escola, como foi dito nas discussões antigas, falantes nativos poderiam usar ser ou estar em frases diferentes ("A escola é em Londres"; "A escola está entre dois hospitais"), dependendo da formalidade e do feeling, para usar um anglicismo. Porém, indicamos o verbo ficar, que sempre combina com moradias, prédios e estabelecimentos.

Artur - Brasil

New Member
    Portuguese
    FloMar, you touched in a begin of a war between portuguese speakers and english ones ...
    Ser/Estar/Ficar:
    About my health condition:
    "I'm on bed = very sick. Or I have borned with a health problem: Eu sou doente (and will be forever!)
    "I'm sick" - but it will pass, I hope! Eu estou doente (I'm sick today, but, I hope, tomorrow I'll be better.

And even worst - sorry...: I got bad yesterday = eu fiquei doente ontem or eu estava doente ontem.
    I got a headache yesterday = Eu estava com febre ontém or eu peguei (past of to catch) uma febre ontem (informal conversation)

About location and localization:
    I'm in Minas Gerais - Belo Horizonte = eu estou em Minas Gerais, Belo Horizonte
    I'm in bathroom = eu estou no banheiro

Belo Horizonte is in Minas Gerais = Belo Horizonte está em Minas Gerais (está is acceptable, but it is much better to say: Belo Horizonte fica em Minas Gerais)
    The bathroom is on second floor = o banheiro fica no segundo andar

< Previous | Next >