Luma e Lua

• guihenning

Senior Member
    Português do Brasil
    O u de Lua era nasalizado, pois vem de LUNA. O ene caiu, como de costume, mas a vogal precedente se nasalizou, como também é de praxe. Em português antigo era Lunha

Antonio d'Oliveira

Senior Member
    Português - Brasil
    O u de Lua era nasalizado, pois vem de LUNA. O ene caiu, como de costume, mas a vogal precedente se nasalizou, como também é de praxe. Em português antigo era Lunha
    Sabe o alcance desse vocábulo luma, sem ser em nome?

Last edited:

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Segundo o Houaiss, é próprio do nordeste brasileiro. E é nome próprio também, como se sabe.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Sem contar a bela senhora de Oliveira, este nordestino por adoção não havia jamais ouvido ou lido a palavra luma como alteração de lua. Está no priberam, que eu vi. Lume sim, alumiar, luminar, mas luma substantivo despertou minha curiosidade. Em que partes do nordeste se usa?

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    O Aurélio dá a seguinte abonação:
    Aurélio said:
    "Mandou pra ela essa loa: / Vóis não me qué? qui m'importa! / Se a luma cheia fô boa / Vou cantá na tua porta." (Mardoqueu Nacre, Fuloreios, p. 93, ap. Mário Marroquim, A Língua do Nordeste, p. 68.)
    E sugere que:
    Aurélio said:
    [Do lat. luna, 'lua'; cf. uma < lat. una.]

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Nunca ouviu o nome Luma? Tenho uma prima Luma, que é filha de cearense .
    Nunca. Aliás, não figura sequer na lista onomástica oficial portuguesa, nem mesmo agora que já não é vinculativa e que, portanto, permite uma margem de escolha de nomes próprios bastante maior, que, até há pouco, seriam rejeitados. Há 'Lumena', 'Lumi', 'Luna', 'Lunah', 'Lunara', 'Luniva',' Lunna' e 'Lunnah', que, apesar de lá estarem, também nunca encontrei em Portugal, mas 'Luma', não (o que não quer dizer, evidentemente, que não exista).

Last edited by a moderator:
    < Previous | Next >