mal-me-quer

brod0139

Member
English - U.S.A.
Oi gente,
eu estava querendo perguntar sobre a expressão "mal-me-quer" com a qual eu deparei numa música de Maria Rita que chama "Cara Valente". A letra é assim:

Foi escolher o mal-me-quer
Entre o amor de uma mulher e as certezas do caminho
Ele não pode se entregar
E agora vai ter de pagar
Com o coracão

Bonita a letra, né?

Obrigadão,
Bryinho

• Sou doida com esta música. :) Sabe aquela brincadeira de ir arrancando pétalas da flor e ir dizendo: bem-me-quer, mal-me-quer? Esta. Até que sobre a última pétala, que deverá ser o bem-me-quer na vontade da gente.

Então, o cara da música preferiu o escolher mal-me-quer, no caso as certezas do caminho em vez do bem-me-quer: a mulher.

Oi gente,
    eu queria:tick: perguntar sobre a expressão "mal-me-quer" com a qual eu me:tick: deparei numa música de Maria Rita que se:tick: chama "Cara Valente". A letra é assim:

Foi escolher o mal-me-quer
    Entre o amor de uma mulher e as certezas do caminho
    Ele não pode se entregar
    E agora vai ter de pagar
    Com o coracão

Bonita a letra, né?

Obrigadão,
    Bryinho

Não sei o nome em inglês, mas é aquela brincadeira de tirar as pétalas de uma flor alternando entre os dizeres "bem-me-quer", "mal-me-quer", "bem-me-quer", "mal-me-quer", etc. O desfecho indica, teoricamente, se o amor é correspondido ("bem-me-quer") ou não ("mal-me-quer")...

Malmequer = bem-me-quer = margarida = flor.

Quando cantamos a tal famigerada cantiga, destacando em simultaneidade as pétalas da flor, uma por uma, dizemos: "Bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer..."

Desculpem estar a puxar para cima este tópico, mas tenho uma dúvida, pondo em causa o que disse na mensagem anterior a esta.

Em rigor, os dizeres, não os substantivos, devem ser grafados com hífen ou sem ele? Ou seja: "Bem-me-quer, mal-me-quer..." ou "Bem me quer, mal me quer..."?