Me chamo

KalAlbè

Senior Member
American English & Kreyòl Ayisyen
Boa tarde a todos.

Sei que ao dar seu nome há várias formes - meu nome é..., sou..., me chamo... Mas depois de vários anos morando no Brasil, nunca ouvi alguém falar de si mesmo usando me chamo. Aprendi essa frase num livro e sei que encaixa perfeitamente na situação, mas porque, a meu ver, parece tão pouco usado no Brasil? Pessoalmente, ouço mais o meu nome é, e as vezes sou (nome). Será uma questão de formalidade, região, ou outro fator? Gostaria muito de ouvir suas opiniões.

E para Portugal? Ouve-se essa frase com mais frequência?

Desde já agradeço.

• patriota

Senior Member
    pt-BR
    Para dizer o próprio nome, talvez "[eu] me chamo..." seja um tiquinho mais formal, porque tenho a impressão de que é mais comum em situações como palestras ou ao entrar em contato com alguém, por exemplo, por mensagem de texto: "Olá. Me chamo Pierre e sou professor nativo de francês. Gostaria de saber se...". De qualquer maneira, é sempre intercambiável com "o meu nome é...".

Já para perguntar o nome do interlocutor ou de outrem, o verbo chamar é dito a todo instante: "Como você se chama?" ("Qual é o seu nome?"). Na fala descontraída, esse pronome se é muitas vezes omitido na pergunta: "A professora que tava aqui é muito legal. Como ela chama?"

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    E para Portugal? Ouve-se essa frase com mais frequência?
    Com o pronome antes do verbo, só mesmo na variante brasileira. No português europeu, na sua grande maioria, as formas mais usadas são:
    O meu nome é Pedro; (Eu) chamo-me Pedro; (Eu) sou o Pedro.

KalAlbè

Senior Member
    American English & Kreyòl Ayisyen
    Para dizer o próprio nome, talvez "[eu] me chamo..." seja um tiquinho mais formal, porque tenho a impressão de que é mais comum em situações como palestras ou ao entrar em contato com alguém,
    Faz sentido. Estava pensando que deve ter alguma explicação.