"Montante total" é pleonasmo?

garotopunkrock

Senior Member
Portuguese (Brasil)
Olá a todos!

Acabei de escrever essas duas palavrinhas num documento e, do nada, pensei: "Isso é pleonasmo?"
Estou com essa dúvida... alguém saberia me responder?

Desde já agradeço.

• Alisson Pereira

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    Eu vi que o pleonasmo é utilizado para intensificar o significado ou a ideia de um termo através da repetição.
    Então na opinião é Pleonasmo, por exemplo se vc falar:

O valor total é x / o valor montante total é x

Na minha visão vc quis intesificar o valor do x.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Na minha opinião não. A linha que divide o pleonasmo da ênfase não se traça pela lógica apenas. Entra uma pitada de estilo, outra de intenção, uma boa colherada de eufonia. E no fim do preparo, três conchas de contexto.

É verdade que, em geral, se usa a palavra montante significando somatório, mas também preço e subtotal. Veja:
    - Entre peças e mão de obra, o conserto do carro monta a R$X. Se incluirmos aí os danos ao terceiro, o montante total sobe a R$Y.
    - Gastei X em hospedagem, Y em alimentação e Z em transporte. No total, os custos da minha viagem montam a XYZ.
    - Montam a quase 300 os mortos na tragédia (aqui não cabe o total).

Na dúvida, confie no ouvido. Se soar mal, troque. Se vc deixar a construção da qual você duvida (certa ou errada), você é quem vai sofrer com a dúvida. Pouca gente vai notar. Troque e durma tranquilo.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    'Montante' é sinonimo de quantia neste uso, logo não é pleonasmo, uma vez que podem existir montantes parciais e a soma destes, o montante total.

< Previous | Next >