"não tem foros de cidade"?

< Previous | Next >

Becky411

New Member
EUA
Oi a todos,

Alguem me pode explicar o significado desta expressao? Tem algum equivalente em ingles?

Obrigada!

Becky

• Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Oi Becky,

Alguns sentidos de foro:
    1. Local para debates, ou reunião para o mesmo fim.
    2. Centro de múltiplas atividades.

Eu sempre vi esta expressão sendo usada para referir-se a lugares que não se parecem com cidades, não têm 'ares de cidade" (significado número 2); lugares que levam mais o jeito de campo, de interior (countryside). Não sei se tem outros usos, pelo menos, nunca vi.

Outsider

Senior Member
    Portuguese (Portugal)
    Também pode ter sentido literal: "não é, oficialmente, uma cidade". Pode-se dizer isto de uma vila grande, que, apesar da sua dimensão, não tenha o estatuto legal de cidade.

A propósito, parece-me que neste caso a palavra "foro" está relacionada com "foral". Na Idade Média, os reis concediam o estatuto de cidade a uma vila através de um documento chamado "foral de cidade".

Lems

Senior Member
    Brazil - Brazilian Portuguese
    Becky411 said:
    Oi a todos,

Alguem me pode explicar o significado desta expressao? Tem algum equivalente em ingles?

Obrigada!

Becky
    Oi Becky,

Para uma resposta mais adequada é necessário um contexto... Como é o período todo?

Lems

Becky411

New Member
    EUA
    Obrigada pelas respostas! Acho que entendi... (Lems: a citacao eh de Machado de Assis).

Obrigada!

Becky

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Becky

Eu sabia! :) Sempre que o Machadao usava esta expressao, referia-se a cidades pequenas, que tinham um estilo de vida pacato, tranquilo e por isto ' nao tinha foros de cidade'.

< Previous | Next >