núcleo do predicado verbal

Readomingues

Senior Member
Portuguese - Brazil
Gostaria de saber qual é o núcleo do predicado verbal abaixo. Seria toda a locução verbal ou só o particípio 'derrubado'?

'O poste foi derrubado.'

Muito obrigado.

• machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Toda a locução verbal. 'Foi derrubado', apesar de consistir em duas palavras, é uma forma verbal tão simples (não composta) quanto 'derrubaram'.

Readomingues

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    Toda a locução verbal. 'Foi derrubado', apesar de consistir em duas palavras, é uma forma verbal tão simples (não composta) quanto 'derrubaram'.
    Muito obrigado, Machadinho. Eu perguntei porque tem uns que dizem que é toda a locução verbal, enquanto outros dizem que é só o verbo que exprime ação. Eu queria tirar essa dúvida.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Mas é isso mesmo. O núcleo do predicado verbal é o que quer que exprima a ação. O verbo 'foi' não exprime a ação aqui. O que exprime a ação aqui é 'foi derrubado', que é uma forma verbal simples (voz passiva), muito embora seja feita de 2 palavras. Pense assim: o verbo não é 'foi'; o verbo é 'foi derrubado'.

Readomingues

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    Mas é isso mesmo. O núcleo do predicado verbal é o que quer que exprima a ação. O verbo 'foi' não exprime a ação aqui. O que exprime a ação aqui é 'foi derrubado', que é uma forma verbal simples (voz passiva), muito embora seja feita de 2 palavras. Pense assim: o verbo não é 'foi'; o verbo é 'foi derrubado'.
    Eu devo ter me expressado mal. Eu quis dizer que uns dizem que o núcleo não é toda a locução verbal, mas apenas o verbo significativo; o verbo auxiliar, não. Já vi essa informação em alguns sites de gramática da língua portuguesa. Eles até grifam o verbo principal como se fosse o único núcleo.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Eu discordo. Não sou autoridade. Então não acredite em mim só porque sou eu quem diz. Acredite em mim ou não, contra os demais, só em virtude deste argumento: o núcleo é o essencial, ou seja, é aquilo que não pode ser eliminado sem destruir uma estrutura sintática. Pois bem:

O poste foi derrubado rapidamente. :tick:
    O poste foi derrubado. :tick:
    O poste foi. :cross:
    O poste derrubado. :cross:

Tanto 'foi' quanto 'derrubado' são essenciais. Logo, são o núcleo.

Mas, claro, se a definição de núcleo for diferente, a conclusão será também diferente.

Readomingues

Senior Member
    Portuguese - Brazil
    Eu discordo. Não sou autoridade. Então não acredite em mim só porque sou eu quem diz. Acredite em mim ou não, contra os demais, só em virtude deste argumento: o núcleo é o essencial, ou seja, é aquilo que não pode ser eliminado sem destruir uma estrutura sintática. Pois bem:

O poste foi derrubado rapidamente. :tick:
    O poste foi derrubado. :tick:
    O poste foi. :cross:
    O poste derrubado. :cross:

Tanto 'foi' quanto 'derrubado' são essenciais. Logo, são o núcleo.

Mas, claro, se a definição de núcleo for diferente, a conclusão será também diferente.
    :thumbsup: Muito obrigado pela sua atenção.

< Previous | Next >