novio e pareja

Discussion in 'Português-Español' started by Adorogatos, Jan 16, 2017.

1. Adorogatos

Adorogatos New Member

portuguese
    Qual a diferença entre novio e pareja?
    Obrigada

Last edited by a moderator: Jan 17, 2017
  2. Ari RT

Ari RT Senior Member

Português - Brasil
    Seu "novio" é seu namorado, no sentido tradicional de namoro "estável". A palavra define mais ou menos formalmente o status do relacionamento. Também é o personagem da cerimônia do casamento: o noivo e a noiva.
    Sua "pareja" é seu par. Pode ser namorado, noivo (no sentido brasileiro de casamento marcado), "namorido", marido, caso...

Ignorei as outras acepções das duas palavras, por entender que o contexto está centrado nas relações amorosas. Mas um par pode ser de meias, por exemplo. Para esse par e outros também se usa a palavra pareja.

3. Adorogatos

Adorogatos New Member

portuguese
    Não,eu perguntei em todos os contextos...obrigada

4. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
  5. gato radioso Senior Member

spanish-spain
    Novio: pessoa com quem há uma relação afectiva estável e socialmente reconhecida antes do casamento (namorado). É também o homem na ceremónia do casamento (novia em ambos casos se for uma mulher).
    Pareja: pessoa com quem há uma relação afectiva quaisquer que seja a situação legal com ele (também "pareja" é o "partner" com quem se dança ou num jogo de cartas)

6. ulala_eu

ulala_eu Senior Member

Galicia
    Galician and Spanish (Spain)
    Atualmente, em Espanha muitas pessoas usam a palavra "pareja" quando não querem explicar qual o sexo do seu namorado/a (para não ter de dar explicações sobre a sua sexualidade). Também tenho ouvido usar a adultos ou idosos que não querem usar "novio/a" por achar uma expressão mais habitual nos jovens. Por último, também é usado por pessoas que não acreditam no matrimónio per se, habitualmente de ideologias políticas da esquerda.

7. Vanda

Vanda Moderesa de Beagá

Belo Horizonte, BRASIL
    Português/ Brasil
    Como no Brasil: novio - compromisso sério, namoro
    pareja = par, parceiro

8. Hotu Matua

Hotu Matua Senior Member

México, español
    No México, quem diz "pareja" geralmente não está interessado, ou considera irrelevante, revelar o estado legal, ou o sexo do seu namorado/marido/amante, etc.
    Como o estado legal e o sexo ficam sem ser esclarecidos, o termo é usado frequentemente (mas não necessariamente) pelas pessoas que não estão casadas ou que namoram com uma pessoa do mesmo sexo, e que cresceram num tempo/ numa geração na qual os prejuízos relacionados eram mais prevalentes.

Share This Page

Loading...