Numerais em algarismos

Discussion in 'Português-Español' started by antropofagia, Sep 18, 2007.

1. antropofagia

antropofagia Member

Buenos Aires
    Argentina Español
    Oi, gente!
    Eu queria saber se no Brasil a ABNT diz alguma coisa a respeito dos numerais escritos em algarismos. Especificamente, quero saber se é necessário separar as ordens de unidades por pontos ou por espaços. Imagino que a vírgula se reserva para os números decimais, como em castelhano.
    Ou seja, para escrever um milhão é preferível:
    1 000 000
    1.000.000
    1,000,000
    ou
    1000000
    As gramáticas que eu possuo se preocupam muito com a questão da leitura dos cardinais (conjunção "e") e com a ortografia, mas pouco com este assunto.
    Muito obrigada!

2. Outsider Senior Member

Portuguese (Portugal)
    O separador decimal varia de país para país. Portugal e o Brasil usam oficialmente a vírgula. Assim, um milhão pode-se escrever:

1 000 000
    1.000.000

E um milionésimo é:

0,000 001
    0,000.001

No entanto, devido à influência das calculadoras e de outro software, é frequente usar-se o ponto em vez da vírgula na prática.

3. Uticens678 Senior Member

Italiano
    A propósito, se aquilo que é um algarismo em português é um dígito em espanhol, o que é um guarismo em espanhol? Muito obrigado de antemão :D

4. anaczz

anaczz Senior Member

À beira do Oceano Atlântico
    Português (Brasil)
    Em português também se usa dígito como referência a um algarismo. Isso advém da informática, creio eu. Parece-me que cada vez mais o uso de "algarismo" fica restrito às aulas de matemática.
    A RAE diz:
    guarismo, ma
    1. adj. desus. Perteneciente o relativo a los números.

2. m. Cada uno de los signos o cifras arábigas que expresan una cantidad.

3. m. Expresión de cantidad compuesta de dos o más cifras.

5. Uticens678 Senior Member

Italiano
    Obrigado! Mas as definições 2. e 3. não são uma em conflito com a outra? Porque uma afirma que se trata de um signo só (por exemplo "9"), enquanto a 3.a que é um número de dois ou mais cifras, portanto por exemplo "77", "786" e por aí afora... Alguém sabe qual o emprego efectivo dos falantes nativos de espanhol? Novamente muito obrigado.

Loading...