O artigo definido

grammarian100

Member
portuguese
A seguinte frase na web está escrita sem o artigo definido o:
"Complemento nominal é o termo da oração que é ligado a um nome por meio de uma preposição, completando o sentido desse nome (substantivo, adjetivo ou advérbio)."
Eu escreveria:
"O complemento nominal é o termo ...".
Agradeço desde já (a propósito, a pergunta é sobre português brasileiro).

• guihenning

Senior Member
    Português do Brasil
    Não há regras precisas que rejam os artigos. De maneira geral, eu acho que para os conceitos gramaticais o mais comum é se escrever sem artigo ou com artigo indefinido, vide exemplos em #2. E parece fazer sentido, já que é um conceito amplo e abstrato, mas ao nos referirmos a um complemento específico, o artigo é de rigor. “o complemento nominal do exemplo x”

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Concordo com guihenning. Estamos tratando da categoria geral "complemento nominal", não de um complemento em concreto. Não cabe determinante: nem precisa nem deve haver. Aceito de antemão o argumento de que ficaria mais claro "complementos nominais são..." Mas, do jeito que está, não ponho defeito.
    A não ser que queiramos determinar a categoria em relação a outras categorias: "o" adjunto adnominal caracteriza ou delimita os substantivos, enquanto "o" complemento nominal...
    Ou então queiramos apontar um complemento em concreto, como exemplificado no post anterior.

< Previous | Next >