O uso de há

FloMar

Senior Member
English - England
Poderiam me dizer se as seguintes frases estão certas e significam a mesma coisa no uso normal:Não há limão, Não há limões

Last edited:
  • Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Sim, com certeza. Estão certas e são a mesma coisa. Na 1a toma-se limão como geral - não importa a quantidade. Na 2a, torna-se mais preciso ao usar o plural.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Ambas corretas. O verbo haver na acepção de "existir" permanece no singular, independentemente de a sentença ser negativa.
    - Não há dia em que não chova nesta terra;
    - Há dias em que me desespero;
    - Há mil formas de dizer isso;
    - Não há céus tão lindos quanto os daqui.
    No entanto, a forma totalmente no singular é mais frequentemente usada: Não há limão.

FloMar

Senior Member
    English - England
    Por exemplo: quero preparar um bolo. preciso de (somente) um limão . Não hã (nenhum) limão. e Quero preparar um bolo. preciso de (6) limões, mas não há limões na loja (esgotaram)?

Ambas corretas. O verbo haver na acepção de "existir" permanece no singular, independentemente de a sentença ser negativa.
    - Não há dia em que não chova nesta terra; Você deve estar aqui na Inglaterra!
    - Há dias em que me desespero;
    - Há mil formas de dizer isso;
    - Não há céus tão lindos quanto os daqui.
    No entanto, a forma totalmente no singular é mais frequentemente usada: Não há limão.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Isso. Há limão na receita do bolo. Fui ao supermercado comprar os ingredientes, mas lá não havia limões à venda, de nenhum tipo. Não foi um problema, porque na geladeira havia limão em abundância. Haverá dias nos quais os bolos sejam vendidos prontos, mesmo que não haja limão na receita dos bolos prontos, mesmo que não haja sabores cítricos na massa.
    se haver = existir => sempre singular (não importa se a sentença é afirmativa ou negativa).

< Previous | Next >