On the outskirts of Madrid?

• The River Dragon

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Subúrbio e periferia têm uma conotação um pouco pejorativa. Arredores, cercanias são mais neutros.
    No Brasil, suponho, porque aqui em Portugal subúrbio, pelo menos, não tem que ter qualquer conotação negativa.
    Ainda assim concordo que nos arredores seja a melhor tradução.

Vallis

Member
    Brazilian Portuguese
    Depois que eu postei, River Dragon, pensei que em Portugal, talvez, subúrbio e periferia não tivessem uma conotação negativa. No Brasil, periferia tem até um pouco menos, pois pode ser usado em um texto mais técnico, mas subúrbio é depreciativo.

Ariel Knightly

Senior Member
    Brazilian Portuguese
    Também acho que subúrbio em geral se refira aos bairros pobres da cidade. Reparei que alguns usaram o termo no plural -- nos subúrbios --, o que, pelo menos no meu dialeto -- do Rio de Janeiro --, soa como se fosse uma tradução mal feita de in the suburbs.

Já reparei que, enquanto no Rio fala-se subúrbio, em São Paulo diz-se periferia. Agora, qual seria o equivalente paulistano de suburbano?

almufadado

Senior Member
    Português de Portugal
    Subúrbio e periferia têm uma conotação um pouco pejorativa. Arredores, cercanias são mais neutros.
    Numa forma pouco definida e não concreta diria "arredores".

Agora não vejo que "efeito pejorativo" tem subúrbio e periferia. No caso de Madrid até é mais chique viver nos "suburbios" naqueles condomínios fechados e urbanizações de vivendas com ambiente muito aprazivel para as familias. Mais cerca de 75% dos habitantes diurnos de Madrid vivem fora da cidade propriamente dita, habitando na sua periferia (grande Madrid) até cerca de 60 Km à volta.

"Suburbano" ainda aceitava como pejorativo ...

Vallis

Member
    Brazilian Portuguese
    Pois é, Almufadado. No Brasil, a realidade não é essa. Quando se fala arredores ou cercanias, refere-se ao local em si. Aqui, a palavra subúrbio e, às vezes, periferia referem-se a uma localização geográfica, mas também a uma situação econômica desfavorável. Aqui nós nunca falamos que o condomínio chique tal fica no subúrbio, mas nos arredores. Dizer que alguém mora no subúrbio ou chamá-lo de suburbano, no Brasil, é a mesma coisa.

< Previous | Next >