outro ou noutro

schluckauf

Member
German
olá

gostaría de saber se è mais correcto dizer em outro ou noutro?

ou talvez tenha tambem uma differença entre o portugues do brasil e o portugues europeio..?

obrigado pelas respostas!

schluckauf

• OLá,

Tanto faz. Pode usar um ou outro. Não tenho certeza, mas não sei se é uma questão de usos diferentes em Portugal e no Brasil. Acho que é mais uma questão de uso pessoal. Bem, esperemos para ver o que os outros dizem...

Em Portugal usam-se muito estas contracções, mas de facto tenho a impressão que muitos brasileiros as consideram demasiado coloquiais para a palavra escrita. De qualquer maneira, ambas estão certas. Mais opiniões?...

Mais uma questão interessante.
    Em relação a "em outro / noutro" ambas as formas estão correctas. No entanto, é provável que a contracção "noutro" se use mais em Portugal - pelo menos na linguagem escrita. Também poderá ser uma questão de estilo pessoal ou da ênfase que se quer dar à frase. Eu, por exemplo, prefiro escrever : "Trabalhar em outro país da União Europeia".

Já no caso de "em um;em uma / num;numa", o que tenho percebido é que em Portugal usam-se as contracções (num/numa) em quase 100% das ocasiões, tanto na escrita quanto na fala. No Brasil, a avaliar pela maior parte dos sites que visito, o mais comum é não fazer a contracção (ex:"Em uma noite de verão...", "...entrou em um carro..", etc.).

Back