Palavra pavulagem em Portugal

< Previous | Next >

flaberson

Member
Londrina-PR-Brasil
A cantora fafá de belém em uma entrevista comentou sobre a forte influência da colonização portuguesa na cidade de belém do estado do Pará. Fora a influência da arquitetura ela comentou a influência do falar dos habitantes.

Essa palavra pavulagem existe em portugal? Alguma semelhança?

• Zahrah

Senior Member
    Olá flaberson,

Não conhecia essa palavra, mas pesquisei e existe sim.

O dicionário Houaiss grafa a palavra como "pavulagem" e "pabulagem" e dá-nos apenas duas definições do termo.

No dicionário Priberam há uma só grafia "pabulagem" e significa:
    fatuidade; gabarolice; fanfarronada; embuste. E acrescenta que a palavra tem origem no português do Brasil.

Abraços,

Zahrah

flaberson

Member
    Londrina-PR-Brasil
    Obrigado pela informação Zahrah.

Esse termo é comum em duas cidades do norte, manaus e em belém. Não sei se outras cidades da região usam-no.

Eu sei porque ja morei em belém e minha família é de lá.

A cantora fafá de belém em uma entrevista comentou sobre a forte influência da colonização portuguesa na cidade de belém do estado do Pará. Fora a influência da arquitetura ela comentou a influência do falar dos habitantes.

Essa palavra pavulagem existe em portugal? Alguma semelhança?
    Flaberson, "pavulagem" origina-se em pavão (peacock, in english), e significa pomposo, bonito, gracioso, formoso. Coloquialmente, quer dizer comportar-se como pavão, exibir-se, ser fanfarrão, gostar de aparecer.

Cineclubista

Senior Member
    Brazil, Portuguese
    Flaberson, "pavulagem" origina-se em pavão (peacock, in english), e significa pomposo, bonito, gracioso, formoso. Coloquialmente, quer dizer comportar-se como pavão, exibir-se, ser fanfarrão, gostar de aparecer.
    Salve!

Por favor, pode indicar a fonte da etimologia que você apresenta?
    Houaiss indica que "pavulagem" ou "pabulagem" — "confiança excessiva em si mesmo; fatuidade, presunção", "atitude de quem conta bravatas; fanfarrice" ou "mentira ardilosa; embuste" — provém de "pábulo", ou seja, "pasto, forragem, alimento" ou, em sentido figurado, "presa", "caça que serve de alimento".
    Aurélio, no Dicionário Aurélio Eletrônico, versão 2.0, nada diz quanto à origem do vocábulo, do qual dá acepções similares.

Um abraço!

Salve!

Por favor, pode indicar a fonte da etimologia que você apresenta?
    Houaiss indica que "pavulagem" ou "pabulagem" — "confiança excessiva em si mesmo; fatuidade, presunção", "atitude de quem conta bravatas; fanfarrice" ou "mentira ardilosa; embuste" — provém de "pábulo", ou seja, "pasto, forragem, alimento" ou, em sentido figurado, "presa", "caça que serve de alimento".
    Aurélio, no Dicionário Aurélio Eletrônico, versão 2.0, nada diz quanto à origem do vocábulo, do qual dá acepções similares.

Um abraço!
    Frank Ferreira
    Olá Cineclubista.
    As referências que encontrei na internet não citam a fonte etimológica e a palavra sempre aparece em um contexto de carnaval. A definição que postei é a explicação dada pelo grupo folclórico paraense "Arraial do Pavulagem" para adotar esse nome peculiar. Quem sabe seja regionalismo do norte, já que aqui no sul as pessoas exprimem essa idéias usando a palavra "pavulice". Minha contribuição não é nada acadêmica, eu sei, mas que a palavra existe, existe.:p

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    "Titio" Aurélio confirma Houaiss: pavulagem = pabulagem de uso na Amazônia.
    Originado de pábulo, do latim pabulu = (no contexto) Indivíduo presumido; gabarola, gabola, fátuo. V. fanfarrão / Adj. Presumido, gabarola, gabola, fátuo.

Cineclubista

Senior Member
    Brazil, Portuguese
    Olá Cineclubista.
    As referências que encontrei na internet não citam a fonte etimológica e a palavra sempre aparece em um contexto de carnaval. A definição que postei é a explicação dada pelo grupo folclórico paraense "Arraial do Pavulagem" para adotar esse nome peculiar. Quem sabe seja regionalismo do norte, já que aqui no sul as pessoas exprimem essa idéias usando a palavra "pavulice". Minha contribuição não é nada acadêmica, eu sei, mas que a palavra existe, existe.:p
    Amigas & amigos,
    é evidente que o vocábulo existe, nas duas formas ("pavulagem" e "pabulagem"), tanto que está registrado em Aurélio e em Houaiss, o que não acontece com "pavulice".
    Quanto à explicação sobre a etimologia dada pelo grupo folclórico paraense (se bem entendi), trata-se de equívoco ou de concepção restrita ao próprio grupo. De qulquer forma, ainda não está consagrada e não coincide com o étimo "lat. pabùlum,i" apresentado por Houaiss.

Um abraço!

Cineclubista

Senior Member
    Brazil, Portuguese
    "Titio" Aurélio confirma Houaiss: pavulagem = pabulagem de uso na Amazônia.
    Originado de pábulo, do latim pabulu = (no contexto) Indivíduo presumido; gabarola, gabola, fátuo. V. fanfarrão / Adj. Presumido, gabarola, gabola, fátuo.
    Obrigado pela contribuição, cara Vanda!
    O "Aurélio eletrônico" (na versão que utilizo, pelo menos) é mais avaro de informações que o "de papel"...

Um abraço!

flaberson

Member
    Londrina-PR-Brasil
    Só para constar, vou citar dois exemplos usados em frase e o sentido da mesma.

A comida está na mesa, mas ele é cheio de pavulagem para comer. (cheio de frescura).

O cara ta com roupa de marca, nova. Ta na maior pavulagem. (ta na maior pose) cheio de moral, gabola.

É assim que a palavra é usada em belém.

"é um jeito caboclo de falar, significa empafia, uma certa frescura. Também um neologismo originário de pavão, ave bonita e pomposa e que gosta de aparecer."

Cineclubista

Senior Member
    Brazil, Portuguese
    Só para constar, vou citar dois exemplos usados em frase e o sentido da mesma.
    A comida está na mesa, mas ele é cheio de pavulagem para comer. (cheio de frescura).
    O cara ta com roupa de marca, nova. Ta na maior pavulagem. (ta na maior pose) cheio de moral, gabola.
    É assim que a palavra é usada em belém.
    "é um jeito caboclo de falar, significa empafia, uma certa frescura. Também um neologismo originário de pavão, ave bonita e pomposa e que gosta de aparecer."

Os dois exemplos e sua interpretação confirmam as indicações dos dicionaristas. Obrigado ao flaberson, que proporciona um testemunho de certo modo "local". Se não me engano, Jorge Amado coloca o termo na boca de alguma de suas personagens, o que mostraria sua ocorrência também em terras baianas.

A frase entre aspas, que abona a informação de jldrechsler, foi retirada de onde?

Um abraço!

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Sendo nossa Fafá belenense da gema, quando ela se refere a pavulagem deve ter em conta este grupo folclórico da terra dela e, conforme o pessoal já disse acima, neste caso a origem do nome do bloco está explicada no site. Conforme já explicado por nosso colega Cinéfalo :), o fato do grupo mencionar ser um neologismo mostra mesmo um desconhecimento da parte deles sobre a origem da palavra. Não podemos dizer ser um neologismo uma palavra de origem latina, datada de 1687 (pábulo) que deu origem a pabulagem (1899).

flaberson

Member
    Londrina-PR-Brasil
    Resumindo o tópico, a palavra seria de origem do latim, indígena? Conclui-se também que a palavra não existe em portugal?

< Previous | Next >