papo

Dymn

Senior Member
Olá gente,

Um papo no Brasil é obviamente uma conversa, mas em Portugal parece designar uma pessoa. Tendo em conta o contexto, e que "papar alguém" é deitar-se com alguém, a minha impressão é que um papo é uma gíria para uma pessoa com que se tem sexo, mas talvez estou errado.

Obrigado pelos esclarecimentos ;)

• Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Nesse sentido, nunca ouvi. Qual é o contexto?
    'Papo' pode ser uma protuberância (a papada que algumas pessoas têm debaixo do queixo e outras saliências corporais semelhantes) e figuradamente pode significar o estômago. Pondo de lado essas saliências dos humanos, só conheço o papo das aves.

P.S. Quando se diz 'já está no papo', isso significa que está garantido o alcance do que se pretendia (se for sexo, bem... quer dizer que o/a/ parceiro/a/ já mordeu o anzol, mas o par ainda não chegou a vias de facto).

Dymn

Senior Member
    Nesse sentido, nunca ouvi. Qual é o contexto?
    Por exemplo: "Juro depende da relação que tenhas com a outra pessoa se for só um papo ya eu preferia praia com amigos". Talvez isso em castelhano seria "un ligue", algo efémero.

Já agora, pesquisando exemplos deparei-me com a expressão "papo reto". Esta ouviu?

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Eu interpreto como 'se é só uma relação de conversa', ou seja, exactamente o oposto de uma relação de sexo. Quer dizer, entre uma relação que não passa de conversa e a praia, prefere a praia.

'Papo reto' nunca ouvi. É mesmo assim?

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    No Brasil:
    1. papo: conversa, em geral; as antigas salas de chat da internet eram chamadas aqui de salas de bate-papo >>> bater papo, papear (menos usada): conversar. O que foi colocado pelo @Carfer em #2 também vale para o Brasil.
    2. papar: comer, alimentar-se (linguagem infantil, principalmente);
    3. papar alguém: gíria meio torpe, algo desusada, relacionada ao ato sexual;
    4. papo reto: conversa direta, franca;
    5. papo furado: conversa mole, mentirada, enganação;
    6. papada: pelanca do pescoço;
    7. papudo: mentiroso; gabola, contador de vantagens.

Tem mais aqui: Significado de Papo

EDIT: "papo" é o nome comum de uma doença terrível, o bócio.

Last edited:

englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Como o Carfer disse, em Portugal "papo" é uma protuberância/um papo.
    Também se diz "de papo para o ar", que significa de barriga para cima=não fazer nada/preguiça
    "Encher o papo" = comer

Não se usa "papo" para designar uma conversa nem uma pessoa com quem se tem relações sexuais.

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    "Quando no terreiro
    Faz noite de luar
    E vem a saudade me atormentar
    Eu me vingo dela
    Tocando viola de papo pro ar"
    (Joubert de Carvalho - Olegário Mariano)

Este cateretê (De Papo Pro Ar) é bom de ser cantado, com aquele sotaque taubateano de Gastão Formenti, o primeiro a gravar, em 1931.

< Previous | Next >