para seu

Dymn

Senior Member
Olá,

Não tenho certeza do significado desta expressão neste trecho d'O Livro do Desassossego:

Fosse o que fosse ia por toda a paisagem uma inquietação turva, feita de esquecimento e de atenuação. Era como se o silêncio do mau sol tomasse para seu um corpo imperfeito. Dir-se-ia que ia acontecer qualquer coisa e que por toda a parte havia uma intuição, pela qual o visível se velava.

Julgo que quer dizer "para si próprio", mas não estou certo, e também não sei se se pode encontrar na linguagem coloquial ou é apenas uma expressão literária.

Muito obrigado!

• englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Olá,

Não tenho certeza do significado desta expressão neste trecho d'O Livro do Desassossego:

Fosse o que fosse ia por toda a paisagem uma inquietação turva, feita de esquecimento e de atenuação. Era como se o silêncio do mau sol tomasse para seu um corpo imperfeito. Dir-se-ia que ia acontecer qualquer coisa e que por toda a parte havia uma intuição, pela qual o visível se velava.

Julgo que quer dizer "para si próprio", mas não estou certo, e também não sei se se pode encontrar na linguagem coloquial ou é apenas uma expressão literária.

Muito obrigado!
    Sim, para si próprio.

Não é comum. Parece uma junção de "tomar para si" e "tomar como seu".

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    'Toma para seu (corpo) um corpo imperfeito'. É como dizer (figuradamente, é escusado dizer) que o silêncio se auto-corporiza/materializa/ num corpo imperfeito. O silêncio assim personificado não só adquire um corpo material como mostra ter vontade, uma vez que 'tomar para seu um corpo imperfeito' pressupõe uma vontade e até mesmo uma escolha.

< Previous | Next >