Portuguese to English pastoral

Dictionary entry: pastoral
M

Manoel Lindomar de Souza

Guest
Há tradução em inglês para a palavra pastoral no sentido católico? Pastoral da música, pastoral dos leitores, pastoral da juventude, pastoral do dízimo, etc.

• casaleiro

Senior Member
    Dictionary Editor
    English - Ireland
    Uma pastoral no sentido duma comunicação do bispo aos fieis se diz "pastoral letter", ou simplesmente "pastoral". Isso é o unico significado relevante ao catolicismo que parece nos meus dicionários. Contudo, os exemplos específicos que você deu não são cartas. Vou me informar...

Last edited:

casaleiro

Senior Member
    Dictionary Editor
    English - Ireland
    Uma colega brasileira me escreveu o seguinte:
    "A pastoral que eu conheço geralmente é um conjunto de pessoas que se organiza na paróquia para coordenar algum serviço ligado às necessidades da Igreja. Por exemplo, a pastoral da música reúne as pessoas que cantam nas missas e animam eventos, como quermesses, e organiza quem vai fazer esses serviços e quando... A pastoral dos noivos prepara e dá um curso para os noivos antes do casamento, a pastoral do batismo organiza os pedidos de batismo e agenda os horários e as cerimônias onde os batismos serão realizados, dentre outros." (edited)

casaleiro

Senior Member
    Dictionary Editor
    English - Ireland
    Ao meu ver, o termo mais apropriado em inglês é "pastoral ministry" (o ofício) e "pastoral minister" (a pessoa que exerce esse ofício). Para evitar qualquer confusão pode-se especificar ainda "lay pastoral ministry" ou "non-ordained ministry", ou seja, "pastoral leiga".

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Uma pastoral no sentido duma comunicação do bispo aos fieis se diz "pastoral letter", ou simplesmente "pastoral". Isso é o unico significado relevante ao catolicismo que parece nos meus dicionários. Contudo, os exemplos específicos que você deu não são cartas. Vou me informar...
    Há realmente outro sentido - e parece-me que é para esse que Manoel Lindomar de Souza aponta -, que é o da actividade de evangelização da igreja, quer no seu conjunto, quer em domínios específicos (se se dirige à juventude, falamos de pastoral da juventude, se ao operariado, pastoral operária, etc., ou então em função dos agentes como em 'pastoral leiga'.
    É matéria que só conheço indirectamente, uma vez que não tenho maior contacto com o assunto do que o de qualquer outra pessoa integrada numa sociedade em que a religião está presente, mas, de facto, além de 'pastoral', já tenho dado com o termo 'ministry' usado nessa acepção e até mesmo com a expressão 'pastoral ministry' ('pastoral ministry of youth' por exemplo).