peekaboo, hide-and-seek

< Previous | Next >

jpyvr

Senior Member
English - Canadian
As palavras ingleses "peekaboo" e "hide-and-seek" significam jogos de crianças, porém jogos diferentes.

Acho que poderia traduzir "hide-and-seek" ao português como "pique-esconde" ou "esconde-esconde". Geralmente, é um jogo entre varios meninos e meninas. O meu problema é com "peekaboo" que é um jogo com bebê, normalmente entre um bebê e um dos pais ou outra pessoa mais velha. Neste jogo, a pessoa mais velha esconde a cara por um momento, as vezes com as mãos, e depois a revele ao bebê. O que é o nome deste jogo?

• jpyvr

Senior Member
    English - Canadian
    Obrigado, Vanda!

Vocês lusófonos colocam as mãos na frente dos olhos, tiram e dizem: achou!!!! Nós anglófonos colocamos as mãos na frente dos olhos, tiramos e dizemos: peekaboo!!!! Então, pode ser que o nome em português seja "achou" igual "peekaboo" em inglês?

englishmania

Senior Member
    Português Europeu
    Em português europeu diz-se "brincar às escondidas/escondidinhas".

Quanto ao "peekaboo", também não conheço o nome que se dá...

almufadado

Senior Member
    Português de Portugal
    Assuming this is it :
    peekaboo n. A game for amusing a small child, in which one covers one's face or hides and then returns to view saying "Peekaboo!"
    Eu lhe chamo de "Brincar ao escondidinho" :

A pessoa esconde-se à vista, apenas evitando o contacto do olhar.

Eu costumo brincar com um pano atirando-o para cobrir a cabeça :
    ->numa primeira fase usando-me a ou usando um adulto e perguntando em voz alta onde está a pessoa;
    "- onde está o joão ?
    - Não está cá !?!?
    (a pessoa retira pano )
    - Está aqui !"

->numa segunda fase joga-se com a criança, para ela perceber a importância do olhar, a consciência do ser e estar;

"- onde está o bébé ?
    - Não está cá !?!?
    (espera-se que a criança retire o pano )
    - Está aqui !"

Procura por "Brincar ao escondidinho"
    http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q="Brincar+ao+escondidinho"&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

jpyvr

Senior Member
    English - Canadian
    Obrigado, englishmania e almufadado. Eu esqueçi de dizer na pergunta original que precisava de termo brasileiro neste instante - eu achei "escondinhas" na Internet, mas as minhas fontes disseram que era usado em Portugal.

< Previous | Next >