piassaba

Sonita28

Senior Member
Português - Portugal
Olá 😰

Não encontro en nenhum diccionário online a palavra "piassaba". Alguém que saiba?

Neste contexto:
"eu vou lá à polícia, disse ‑lhe, enquanto me levantava e me perguntava porque é que lhe estava a dizer precisamente o oposto daquilo que queria. Não era a primeira vez. A mioleira boicotava ‑me, subornada por um cretino que vivia dentro de mim escondido e que devia divertir‑se como um piassaba sempre que me enterrava."

Muito obrigada,

Sónia

• No Brasil, segundo o dicionário, só pode referir-se a cerdas ou vassouras feitas de piaçaba (a variante que sempre ouvi é ‘piaçava’). Eu, porém, já ouvi o termo em tom depreciativo para referir-se aos cabelos de alguém. Digo ‘depreciativo’ apenas e não peremptoriamente racista porque não tenho a certeza, mas pode ser que nessa acepção seja usado sempre como injúria racial.

Last edited:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Piaçava

O artigo da Wikipédia informa que esta palmeira fora citada por Pero Vaz de Caminha, na famosa carta de 1500; sendo assim, deve ter sido um dos primeiros americanismos a ingressar, na língua portuguesa.
    Como já tem mais de 500 anos de uso vernacular, sabe-se lá quantas acepções pode ter adquirido no caminho.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Piaçava

O artigo da Wikipédia informa que esta palmeira fora citada por Pero Vaz de Caminha, na famosa carta de 1500; sendo assim, deve ter sido um dos primeiros americanismos a ingressar, na língua portuguesa.
    Como já tem mais de 500 anos de uso vernacular, sabe-se lá quantas acepções pode ter adquirido no caminho.

Muito interessante, gosto desse género de informação (aparentemente inútil, mas na verdade acho que não).

A palavra é usada no Brasil?
    (Suponho que sim.)

Muito interessante, gosto desse género de informação (aparentemente inútil, mas na verdade acho que não).

A palavra é usada no Brasil?
    (Suponho que sim.)
    Muito.
    VASSOURA N5 PIACAVA 3 COLINAS UN - Rafa's Super Varejão

Até quando não são de 'piaçava' de verdade, as cerdas são assim chamadas:
    1695645665531.png

Pelo contexto, eu diria que "piassava" é um adjectivo que nos remete para algo como imbecil ou idiota.
    Não me ocorre mais nada que não seja isto.

Faz sentido. A tal vassourinha de sanita (piaçava/piaçaba) é algo que faz o 'serviço sujo' sem reclamar, né mesmo?

Last edited:
    Ainda hoje tive que comprar uma vassoura de piaçava porque o moço que limpa o quintal quebrou a existente.
    1695915462878.png

Back