poder, ter condições

Carlospalmar

Senior Member
Spanish, Argentina
Oi:

Qual é a diferença entre poder e ter condiçoes, não ter condições.
Agradeço qualquer ajuda e se vier com exemplos que mostrem o uso e as diferenças melhor ainda. Se quiserem fazer referença ou contraste con castelhano ou inglês tudo bem.

Outrosimm: Por favor corrijam meu português.

Obrigado.

Carlos

• Olá Carlos,

Para começar: condições. :)

Poder tem muitos significados. Vou dar alguns:
    1. ter a faculdade ou a possibilidade de -
    Ex.: Podemos dizer a verdade. We can tell the truth.
    2 possuir força física ou moral; ter influência - strength, influence
    Ex.: Ele pode levantar muitos quilos. He can lift many kilos.
    Quem é esse homem que tanto pode? - Who's this man with such a power?
    3 ter autorização para
    Ex.: Os menores não podem tirar carteira de motorista. Young people (under 18 in here) are not allowed to have a driver's license.
    4 ser capaz de, estar em condições de
    Ex.: Eles não podiam estudar. They couldn't study.(in this sentence it can implies they didn't afford to study/ não tinham condições de estudar.

condição = possibilidade, chance
    Ex.: há condições de ficarmos aqui uns dias? Is it possible for us to stay around here for some days?

Vanda said:
    Olá Carlos,

Para começar: condições. :)

Poder tem muitos significados. Vou dar alguns:
    1. ter a faculdade ou a possibilidade de -
    Ex.: Podemos dizer a verdade. We can tell the truth.
    2 possuir força física ou moral; ter influência - strength, influence
    Ex.: Ele pode levantar muitos quilos. He can lift many kilos.
    Quem é esse homem que tanto pode? - Who's this man with such a power?
    3 ter autorização para
    Ex.: Os menores não podem tirar carteira de motorista. Young people (under 18 in here) are not allowed to have a driver's license.
    4 ser capaz de, estar em condições de
    Ex.: Eles não podiam estudar. They couldn't study.(in this sentence it can implies they didn't afford to study/ não tinham condições de estudar.

condição = possibilidade, chance
    Ex.: há condições de ficarmos aqui uns dias? Is it possible for us to stay around here for some days?

Vanda:
    Muito obrigado pela sua ajuda. Sim, sabia dos significados de poder. Mas minha pergunta talvez não foi muito clara. Minha pergunta é: Qual é a diferença de sentido ou qual é o tom quando ter condições ou não ter condições é usado no sentido de poder fazer alguma coisa ou não poder. é mais usado em negativo? São equivalentes e por tanto intercambiaveis?
    Mais uma vez obrigado.
    Carlos

De repente, você aprende, Carlos. (fiz até rima:))

Qual é a diferença de sentido ou qual é o tom quando ter condições ou não ter condições é usado no sentido de poder fazer alguma coisa ou não poder. é mais usado em negativo? São equivalentes e por tanto intercambiaveis?

Assim, sem pensar muito, eu diria que são intercambiáveis.
    Ex.:
    Posso/ estou em condições de viajar./ Não posso/ não estou em condições de viajar.
    Posso/ estou em condições de ajudar nesse projeto./ Não estou em condições/ não posso ajudar nesse projeto.
    Já descansei bastante. Agora estou em condições de/posso correr.
    Ainda estou muito cansada, não posso/não estou em condições de correr.

Outros exemplos aparecerão. :)

Que os nativos me corrijam se eu estiver errando: Lembro-me de que uma amiga minha falou: "Eu adoraria fazer isso, só que não tenho condições"... referindo à falta de dinheiro. Ela nem somente falou que ela não PODIA, mas também indicou uma razão. PODER com certeza tem um sentido mais amplo.
    Porem, imagino que nem sempre tenha este sentido. Talvez ajude?

Está certo , Robin. :thumbsup: No meu exemplo 4, no primeiro post, era o que ia completar e me esqueci.
    Eles não podiam estudar. They couldn't study.(in this sentence it can implies they didn't afford to study.... (o que eu deixei de completar aqui era isto: não tinham dinheiro para pagar os estudos.
    Ex.: Não estou em condições de comprar esse livro agora./ Não estou em condições de viajar nas férias.
    Em ambos está implícito que não tenho dinheiro para arcar com essas despesas. A menos que o contexto indique o outro sentido: de estar impossibilitado por essa ou aquela razão.

Back