pois então, não é que

< Previous | Next >

mariasilvia

Senior Member
Italian
Outra duvida no mesmo trecho:
"Era ela então agarrando-se ao velho arrancando as roupas do velho o velho se rindo gostando fazendo indecências rindo dos homens rindo das ciências fazendo assim com a mão segurando o porquinho pois então não é que eles se abraçaram e saíram correndo como se estivessem esquecendo tudo até das nuvens em cima que estavam chegando tremendas espessas quase vermelhas".

Seria como dizer:

aconteceu isso mesmo, eles se abraçaram e saìram... ?

• Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Sim, saíram correndo. Como o autor não faz pontuações no texto, 'tecnicamente' haveria um ponto de interrogação no final.

pois, então, não é que eles se abraçaram e saíram correndo como se estivessem esquecendo tudo até das nuvens em cima que estavam chegando tremendas espessas quase vermelhas?

Usamos a expressão em algo assim:
    eu- Espero que a menininha não pule da cadeira.
    (a menininha dá um pulo da cadeira)
    eu - Não é que a danadinha pulou?!

Portvcale

Senior Member
    Portugal - Português Europeu
    Sim, saíram correndo. Como o autor não faz pontuações no texto, 'tecnicamente' haveria um ponto de interrogação no final.

pois, então, não é que eles se abraçaram e saíram correndo como se estivessem esquecendo tudo até das nuvens em cima que estavam chegando tremendas espessas quase vermelhas?

Usamos a expressão em algo assim:
    eu- Espero que a menininha não pule da cadeira.
    (a menininha dá um pulo da cadeira)
    eu - Não é que a danadinha pulou?!
    O ponto de interrogação, nestes casos, é utilizado por conta da incredibilidade do interlocutor, não é isso?

Outsider

Senior Member
    Portuguese (Portugal)
    A expressão "pois então não é que...(?)" significa algo como "imagine só que..."
    Em inglês, talvez wouldn't you know it...

< Previous | Next >