Por ordem de aparição ou Em ordem de aparição?

Keaz

Member
Portuguese, Brazil
Estou escrevendo os créditos de um filme e gostaria de saber como introduzir a lista de nomes das pessoas entrevistadas: EM ordem de aparição ou POR ordem de aparição?
Se alguém puder me ajudar, agradeço.

• Alentugano

Senior Member
    Português - Portugal
    Estou escrevendo os créditos de um filme e gostaria de saber como introduzir a lista de nomes das pessoas entrevistadas: EM ordem de aparição ou POR ordem de aparição?
    Em princípio, eu preferiria "por ordem de aparição". Mas, como sempre, iria depender da frase completa.

Keaz

Member
    Portuguese, Brazil
    Na verdade, é apenas isso:
    Passageiros por ordem de aparição
    E em seguida:
    Músicas por ordem de escuta

Outsider

Senior Member
    Portuguese (Portugal)
    A preposição correcta é inquestionavelmente "por", mas tenho problemas com o substantivo "aparição". Em português, usa-se mais "aparição" quando se fala do sobrenatural, ou de um evento público. Mas também não me ocorre nenhum alternativa melhor. :(
    Alguém tem uma ideia?

P.S. Se fosse no teatro, acho que se podia dizer "por ordem de entrada em cena"...

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Também achei engraçado, mas parece que é assim mesmo que citam. Achei este exemplo num site brasileiro: Deverão ser numeradas em ordem de aparição no texto e ...

E este, num site ,não prestei atenção se é português ou brasileiro.
    Elenco (Organizado por ordem de aparição)

Keaz

Member
    Portuguese, Brazil
    No início também achava aparição estranho, mas encontrei vários exemplos na Internet do uso desse termo em créditos, então resolvi adotá-lo também.

magdala

Senior Member
    Española (Madrileña)
    Se calhar já chego tarde, mas isso de "aparição" também me soa a algo de espiritismo. «por ordem de» en vez de "em ordem de" soa melhor e é mais usado. No lugar de aparição, talvez fosse mais correcto: chegada, entrada, ocorrência, realização, entrevista...
    magdala

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Nesse caso específico, julgo que o uso mais comum é 'por ordem de aparição' ou 'pela ordem de aparição'. Quanto a 'aparição', não vejo porque estranhar: aparição é o acto de aparecer, de se mostrar, de se apresentar, independentemente de ser ou não sobrenatural o que aparece. Fora de um contexto religioso ou de crendices, creio que ninguém associará o termo a visões, fantasmas e quejandos.

< Previous | Next >