Portugal: interjeição "Nossa!"

Sonhadora

Senior Member
Russian
Olá a todos!
Queria saber se a interjeição "Nossa!" é tão usada em Portugal quanto no Brasil. Ouvi também dizer "Minha Senhora!": será que é uma alternativa ao brasileiro "Nossa!" ou este último é ativamente usado na Europa também?
Muito grata.

Last edited:
  • Alentugano

Senior Member
    Português - Portugal
    Olá a todos!
    Queria saber se a interjeição "Nossa!" é tão usada em Portugal quanto no Brasil. Ouvi também dizer "Minha Senhora!": será que é uma alternativa ao brasileiro "Nossa!" ou este último é ativamente usado na Europa também?
    Muito grata.
    Não usamos "Nossa!" assim isolado, mas já ouvi "Minha Nossa Senhora!"; Quanto a "minha senhora" não cabe neste contexto, quem te falou isso tá errado...

Rhetorica

Senior Member
    Portuguese (Portugal)
    Importante referir que mesmo as exclamações "Minha Nossa Senhora!" e "Nossa Senhora!" são raras por cá entre as camadas jovens e jovens-adultas, sendo até associadas à população idosa. Não têm, nem de longe, a utilização transversal e maciça que a exclamação "Nossa!" tem no Brasil, nem existe nenhuma expressão equivalente com essa versatilidade em Portugal.

Last edited:

LuizLeitao

Senior Member
    Portuguese
    Inclusive, pronuncia-se também comumente "Noooossaaaaa", assim, prolongadamente, como expressão de espanto ou admiração. "Nooossa, que caro!, "Noossaa, que horror!

jmoore65

Member
    English
    Ouvi essa interjeição muito raramente enquanto morava na Bahia. A minha impressão era que, mesmo no Brasil, é mais uma coisa do Sul, más posso estar enganado.

< Previous | Next >