Próclise ou ênclise?

therodrigues

New Member
español
Olá! Alguém poderia dizer-me se esta frase é correta: Contudo costuma-se dizer que...
A palavra contudo é uma conjução, não é? E as conjuções fazem a prôclise, não é?
Muito obrigada!

• therodrigues

New Member
    español
    Não havia vírgula na frase original, daí a minha dúvida, mas é verdade que a frase precisa de uma vírgula após contudo. Ainda assim, a minha dúvida era se a palavra "contudo" faz a próclise normalmente, pela sua condição de conjunção, mas se calhar, sempre vai precisar de uma vírgula após dela, não é? Portanto, suponho que a ênclise sempre será feita neste caso.
    Não sei se estou a explicar bem...
    Seja como for, obrigadísima!

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    a minha dúvida era se a palavra "contudo" faz a próclise normalmente
    'Contudo' não exige a próclise, pois se trata de conjunção coordenativa. Sem vírgula, a próclise é possível mas não necessária. Com ou sem vírgula, o que pesa em favor da ênclise no seu exemplo não é o 'contudo' mas o 'costuma-se'.

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Contudo, costuma dizer-se…
    E "contudo, costuma se dizer" ?
    Nem uma nem outra. Digo, nem uma nem outra prescritivamente falando. Descritivamente, tanto faz.

Na verdade, tudo depende da análise sintática. Na leitura sua e do @guihenning acima, que provavelmente está certa, 'costuma' funciona como o verbo auxiliar, e 'dizer', como o verbo principal, duma locução verbal. Nesse caso, tanto faz 'costuma se dizer' (*se-dizer) ou 'costuma dizer-se', salvo que aquela é brasileirismo.

Na minha leitura, diferentemente, 'costuma-se' funciona como um verbo transitivo direto com sujeito indeterminado, e 'dizer' é o objeto direto dele. Não se trata, portanto, de locução verbal. Equivale a 'tem-se por costume dizer' ou 'tem-se o costume de dizer'. Se a minha leitura estiver certa, então, tanto a próclise quanto a ênclise do 'se' poderão ser feitas somente com o verbo 'costumar', nunca com o 'dizer'. Assim:

Contudo se costuma dizer que ...​
    Contudo, costuma-se dizer que ...​
    Só para que fique claro, estou tomando uma postura prescritivista. Descritivamente, tanto faz qual das cinco opções você escolher.

Last edited:
    < Previous | Next >