promoción de materias

pkogan

Senior Member
español
Hola!

Cómo traducirían al portugués brasileño las siguientes expresiones usadas en el ámbito educativo universitario en Argentina: PROMOCIÓN SIN EXAMEN FINAL, y PROMOCIÓN CON EXAMEN FINAL OBLIGATORIO

Ej: Esta materia sigue el régimen de promoción sin examen final: el alumno que, al finalizar la cursada, obtenga nota 7 o más aprobará la asignatura sin necesidad de rendir examen final.
 
  • patriota

    Senior Member
    pt-BR
    Esse é o sistema mais comum no Brasil, mas é descrito de formas diferentes por cada faculdade.

    Poderíamos traduzir sucintamente assim, por exemplo: "A aprovação direta nesta disciplina, sem [a necessidade de realizar o] exame final, ocorrerá para os alunos que obtiverem média igual ou superior a 7".

    Para aprovação em disciplinas que exigem nota e frequência, é necessário ter média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento).

    Para aprovação em disciplinas que exigem apenas frequência, é necessário [...]

    Quando a disciplina prevê a aplicação de exame, o estudante que obtiver média final inferior a 5,0 (cinco) pode se submeter à prova, desde que tenha a freqüência mínima exigida.

    Avaliação e Frequência
    Note que, nesse caso (paulista), uma disciplina que "prevê a aplicação de exame" é, na verdade, uma de "promoción sin examen final". Não tem avaliação final obrigatória, mas prevê um exame para compensar as más notas.

    Em São Paulo, pelo menos, exame se refere especificamente a essa avaliação substitutiva. Os estudantes que não atingiram a média mínima dizem, informalmente, que "pegaram exame" ou "ficaram de exame".

    Por isso, quem redigiu esse texto não viu utilidade em adjetivar o tal exame. Claro, nada o impediria de especificá-lo, como fizeram os autores dos regulamentos a seguir.

    2º - São os seguintes os requisitos para aprovação direta em disciplinas:
    • Freqüência mínima de 75%
    • Aproveitamento mínimo de 70 pontos.
    ART. 4º - Sobre o exame de reavaliação:
    § 1º - A reavaliação é aplicada àqueles alunos que obtiveram menos de 70 pontos em uma disciplina e freqüência mínima de 75%.

    http://portal.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120423170030.pdf
    Art. 76. Atendida, em qualquer caso, a frequência mínima obrigatória de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades escolares programadas, o aluno é aprovado:

    I. Independente de exame final, quando obtiver resultado não inferior a 7 (sete), correspondente à somatória das avaliações parciais realizadas durante o período letivo;
    II. Mediante exame final, quando tiver obtido resultado inferior a 7 (sete) e obtiver média final não inferior a 5 (cinco).

    https://www.mackenzie.br/fileadmin/...lamento_Academico_dos_Cursos_de_Graduacao.pdf
     
    Last edited:

    Alecm

    Member
    Português - Brasil
    Aprovação direta, também falado informalmente "passar direto".

    Ou aprovação/passar após o exame ou exame final.
     
    Top