prumada

< Previous | Next >

magdala

Senior Member
Española (Madrileña)
bom dia!
alguém sabe se existe a tradução de prumada para o espanhol numa só palavra?
obrigada

• ulala_eu

Senior Member
    Galician and Spanish (Spain)
    Pero qué es "prumada" exactamente? Es que buscando en google aparecen significados muy distintos.

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Magdala, não se esqueça do contexto em que quer a palavra, mesmo com contexto eu acabo colocando o significado de outra área como fiz com fenestração. :D
    Acredito que você se refere a prumada no contexto de arquitetura como na da palavra acima. Até que você se expresse, prumada na arquitetura é:
    Brasil. Arquitetura: Conjunto de peças ou elementos iguais de um edifício, considerados em seu alinhamento vertical
    No sentido geral: Posição vertical da linha de prumo.
    (Aurélio)
    Contudo, existem outros significados dentro dessa própria área.

magdala

Senior Member
    Española (Madrileña)
    Tens razão Vanda esqueci-me de comentar sobre o contexto, mas é o mesmo que com fenestração.
    A frase é esta: As canalizações de esgoto passaram duas a duas numa “courete”, servindo de prumada de esgotos e ventilação, permitindo qualquer reparação pelo exterior sem ser necessário entrar nas celas.
    Também tem a haver com a palavra acodado, ou seja as tubagens que ligam as torneiras à parede. mas não sei se há um termo próprio...

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Acho que habitualmente se chama 'prumada de esgotos' ao cano principal que vem de alto a baixo do prédio (na vertical, portanto) e que recebe os efluentes de cada uma das habitações conduzindo-os ao esgoto público. Duma forma geral e para além dos sentidos já indicados, julgo que se chama também prumada a qualquer tubo vertical com a função de distribuir água, gás ou electricidade no prédio.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Carfer, também aposto na sua versão mas, o que é que corresponde em espanhol?
    Ah! isso não sei, Magdala! A minha preocupação foi esclarecer o conceito, visto que prumada também tem outros significados e porque pensei que determinar o sentido poderia ajudar os nativos. Posso tentar ver, mas terei de mudar de computador, porque não tenho recursos neste e isso ainda irá demorar.

Giorgio Lontano

Senior Member
    Guatemala - Español
    No sentido geral: Posição vertical da linha de prumo.
    (Aurélio)
    Isso é chamado de plomada.

Acho que habitualmente se chama 'prumada de esgotos' ao cano principal que vem de alto a baixo do prédio (na vertical, portanto) e que recebe os efluentes de cada uma das habitações conduzindo-os ao esgoto público.
    Essas tubagens são chamadas de bajantes neste site.

Abraços

:)

magdala

Senior Member
    Española (Madrileña)
    Isso é chamado de plomada.

Essas tubagens são chamadas de bajantes neste site.

Abraços

:)
    Não sei o que aconteceu, mas eu já tinha respondido ao teu post. (Se calhar foi por ter escrito numa lÍngua não autorizada. esqueci-me dessa regra, ups! LAMENTO!
    Giorgio acho que acertaste em cheio. muito obrigada!
    Obrigada aos outros também.

Ricardo Tavares

Senior Member
    Português - Brasil
    Acho que habitualmente se chama 'prumada de esgotos' ao cano principal que vem de alto a baixo do prédio (na vertical, portanto) e que recebe os efluentes de cada uma das habitações conduzindo-os ao esgoto público.
    Sei que não foi essa a pergunta original, mas para deixar registrado, no Brasil, em prédios de apartamentos, chamamos a este tubo de barbará.

willy2008

Senior Member
    español-Argentina
    Si es el elemento que se usa para mantener la vertical cuando se levanta una pared es plomada

< Previous | Next >