Que dia/data é hoje

< Previous | Next >

intruder

Senior Member
russian
Olá amigos.

Se quero saber que dia de semana é hoje, pergunto "que dia de semana é hoje?"

Se quero saber a data, tenho que falar "que data é hoje?" Ou "que dia é hoje".

Também ouvi dizer outro dia a frase "em quantos estamos?". Essa frase é válida ou é obsoleta?

Obrigado!

• pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    "que data é hoje?" - Acho que é pouco usada, embora não esteja de todo errada.
    "que dia é hoje". - É muito usual e pode ser entendida como o nº do dia ou o dia da semana.

"em quantos estamos?" - Penso que é pouco usada.
    "A quantos estamos?" - Talvez seja mais usada, pelo menos em portugal é assim.
    Mesmo sem mais contexto conseguimos entender de que se trata.

Se perguntar: Quantos são hoje? A resposta irá ser o nº de certeza absoluta.
    Se perguntar: Que dia é hoje? A resposta pode ser o nº e o dia da semana, há sempre quem confunda.
    Se perguntar: Que dia da semana é hoje? A resposta será obviamente "segunda-feira, terça-feira, etc...

Poderão haver outras formas, estas são das mais usadas.

Last edited:

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    Penso que a forma correta seria a seguinte:
    - Que dia (da semana) é hoje? Quarta-feira.
    - Qual a data de hoje? 10 de agosto de 2016.

Em geral, tais perguntas são feitas para dias/datas diferentes do presente (supondo que a pessoa sabe o dia da semana e a data de hoje).
    - Que dia foi 31 de julho último? Domingo.
    - Qual data cairá o próximo domingo de carnaval? 28 de fevereiro de 2017.

Na prática, formal ou informalmente, mistura-se dia com data e vice-versa e dependendo do contexto será entendido, sem maiores problemas.

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    Não se diz "Quantos são hoje?" no Brasil?
    Esta pergunta foi feita, ontem, mas em contexto diferente:
    "Ontem eram 27 apoiadores... e quantos são hoje?"
    "Apenas 22, Mein Führer!"
    "Chamem aquele careca pançudo, para ameaçar o povo e as instituições!!!"

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Não aparece Quantos são hoje nem na pergunta nem na resposta do Ciberdúvidas.
    Efectivamente, mas é um facto que por cá se diz, com razoável frequência, 'Quantos são hoje?', 'A quantos estamos (hoje)?', 'Quantas horas são?'. Sobre a última, o Ciberdúvidas tem este comentário «Que horas são?» = «quantas horas são?» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

P.S. Para evitar confusões, acrescento que essa forma de interrogar só vale para a data (dia do mês), não para o dia da semana.

Maria S.

Member
    Russian
    Obrigada.
    Então, não se diz "Quantos são hoje?" no Brasil. E conforme o Ciberdúvidas, é possível dizer "hoje são 27 de junho" (= "hoje é 27 de junho") no Brasil, certo?

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Certo. No Brasil dizemos as duas formas: hoje são 27/6 e hoje é 27/6. A primeira forma, porém, é mais cuidada.

< Previous | Next >