Ramer/To lag

< Previous | Next >

syl2o

Senior Member
French
Boa tarde tod@s,
aqui em França cuando o computador esta lento, a gente diz "l'ordinateur rame" (O computador rema).
Em inglês é "to lag".
La no Brasil o no Portugual, tem uma expressao para isso?Obrigado.

Chau

Sylvain D.

Disculpa, mais nao consigo por os accentos com Windows 10

• pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Também usamos o verbo arrastar para definir lentidão: "O meu computador arrasta-se, deve ter vírus."

patriota

Senior Member
    pt-BR
    Outras opções: está travando/travado, dando pau, bugado.

Lag/lagando se usa, principalmente, no contexto de jogos, videochamadas etc.

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Não diriam:
    Vai muito lento
    ou
    Vai muito demorado?
    Acho ter ouvido "demorado" quando as pessoas falam de comboios ou camionetas... mas não sei se também pode servir quando falarmos de computadores ou máquinas em geral.

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Não diriam:
    Vai muito lento
    ou
    Vai muito demorado?
    Acho ter ouvido "demorado" quando as pessoas falam de comboios ou camionetas... mas não sei se também pode servir quando falarmos de computadores ou máquinas em geral.
    Não usamos o verbo ir neste contexto. O verbo estar é mais usual.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Nesse contexto, quando há um atraso (o comboio que não chega à tabela, o atendimento que tarda, a descoberta de uma vacina que ainda não se concretizou), ou seja, quando algo não acontece tão depressa quanto desejaríamos ou quando estava previsto, pode usar-se 'demorado', sim. Na mesma linha, num contexto informático, podemos dizer que um programa 'demora' muito tempo a carregar, por exemplo. Mas para o ritmo da marcha em si, seja de um meio de transporte, seja do computador, quando é a baixa velocidade que está em causa, o comum é 'lento'.

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Nesse contexto, quando há um atraso (o comboio que não chega à tabela, o atendimento que tarda, a descoberta de uma vacina que ainda não se concretizou), ou seja, quando algo não acontece tão depressa quanto desejaríamos ou quando estava previsto, pode usar-se 'demorado', sim. Na mesma linha, num contexto informático, podemos dizer que um programa 'demora' muito tempo a carregar, por exemplo. Mas para o ritmo da marcha em si, seja de um meio de transporte, seja do computador, quando é a baixa velocidade que está em causa, o comum é 'lento'.
    Ok.
    Então quando alguma actividade demora muito, não porque aconteça algo de estranho ou inusual fora do previsível, senão porque seu ritmo normal é assim fica melhor "lento", não é?
    Ex: Dois amigos a falar:
    -Não sei se apanhar o comboio das quatro ou o das cinco.
    -Acho melhor apanhares o das quatro que só para em Coimbra e chegas cedíssimo. O das cinco é uma maçada: pára em todas as vilas e é muito lento.

Tenho dúvidas porque eu diria que, num contexto similar, ouvi dizer a um nativo que o autocarro era "demorado".

syl2o

Senior Member
    French
    Ok, obrigado a tud@s por a diverdidade das respostas. Eu acho que as vezes a giria é diferente secundo o lugar onde a gente fala.

Ok.
    Então quando alguma actividade demora muito, não porque aconteça algo de estranho ou inusual fora do previsível, senão porque seu ritmo normal é assim fica melhor "lento", não é?
    -Acho melhor apanhares o das quatro que só para em Coimbra e chegas cedíssimo. O das cinco é uma maçada: pára em todas as vilas e é muito lento.

Tenho dúvidas porque eu diria que, num contexto similar, ouvi dizer a um nativo que o autocarro era "demorado".

O que é " é uma maçada":

E um saco? (Giria Brasileira)

Obrigado

Sylvain D

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    É algo que é aborrecido, chato, desagradável.
    Estar em casa confinado é uma maçada / um saco.
    Por vezes as aulas de Geometria Descritiva são uma maçada.

Nota: Nada contra Geometria Descritiva. Foi apenas um exemplo.

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Brasileiros diriam: o trem/ ônibus está demorando muito.
    Ainda se fosse uma característica normal nele?
    Isto é, não acontece nenhum problema ou imprevisto, mas se fizeres uma viagem pela autoestrada demoras três horas e se apanhares o comboio são cinco. Como dirias que o comboio é: lento ou demorado?

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Como dirias que o comboio é: lento ou demorado?
    Se estivermos a comparar a velocidade entre dois meios de transporte, o adjectivo a usar será qual o mais lento (ou mais rápido).
    Se compararmos dois tipos de viagens diferentes, uma pode demorar mais do que a outra.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Ok.

O comboio é lento porque avança muito devagar, o autocarro é demorado porque leva muito tempo a chegar. É claro que uma coisa implica a outra, se é vagaroso não pode deixar de ser demorado e vice-versa. Não significando exactamente o mesmo, porque partem de perspectivas diferentes, na prática são sinónimos. Num computador, contudo, o processador ou é lento ou é rápido, mas não cabe dizer 'demorado', já que 'demorado' pressupõe a execução de uma tarefa concreta.

pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Em suma, podemos concluir que:
    Um substantivo: carro, leopardo, comboio, etc... - pode ser rápido ou lento.
    Coisas comuns do dia a dia: Uma viagem, tratar de renovar um documento, etc... - pode ser demorado ou célere (pouco tempo).

< Previous | Next >