resolver essa dona à moda da casa.

< Previous | Next >

altita

Senior Member
English
Um bandido quer comprar o restaurante duma mulher, mas ela no quer vender. O capanga do bandido fala:

Deixa comigo, doutor. Se o senhor quiser, eu posso resolver essa dona á moda da casa.

O que significa "resolver essa dona á moda da casa"?

• pfaa09

Senior Member
    Portugal - Portuguese
    Essa dona, soa estranho. Dona tem de ser algo relacionado com o contexto, com o problema que existe por resolver, por exemplo: embrulhada/enrascada/dificuldade.
    Como se trata de um capanga, e a tal mulher não quer vender, então ele vai resolver à moda da casa, ou seja, é uma "especialidade" daquele capanga, ele costuma resolver as coisas daquela forma. Tudo indica que seja à força, com ameaça, de uma forma que a tal mulher não possa recusar.

Nota: Atenção à crase. "à moda da casa."

jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Resolver uma pessoa também nunca tinha visto, mas a sua interpretação parece-me acertada.

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Acham que haja alguma nuance irónica quando ele diz à moda da casa, sendo um restaurante?
    Para mim há, seria com dizer: Não há problema, uma coisa destas é a minha especialidade...brincando com expressões próprias de restaurantes.

jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Eu não acho nada com essas expressões que a Altita nos apresenta. Mas sim, o que pode haver, neste caso, é um jogo de palavras.

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Simplesmente que ele irá resolver o problema com a dona do restaurante à moda da casa: como é bandido o trato vai ser à base de coerção, ou matar a dona do restaurante. Pensa na moda dos mafiosos. ;)

< Previous | Next >