Só ouvindo que conseguimos perceber alguns detalhes da obra

jasminasul

Senior Member
Spanish Andalusia
Hola.
El contexto es un vídeo sobre ilustración digital y tengo problemas con esta frase.
La profesora está hablando sobre artistas que la han influenciado.
No consigo entender qué significa "só ouvindo":

Ano passado, fui à uma exposição do Alfons Mucha, em São Paulo, pela primeira vez.
Só ouvindo que conseguimos perceber alguns detalhes da obra dele, como o uso da tinta dourada.

• jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Eu também não. Essa pessoa não sabe escrever; é a uma, não à uma.

Se é para aprender português, escolha outro texto. Se o seu ofício é traduzir, meus pêsames.

jasminasul

Senior Member
    Spanish Andalusia
    Gracias jazyk por el pésame. :D
    Sí estoy traduciendo, ya pensaré qué pongo.
    Un saludo.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    A única forma de perceber alguns detalhes da obra seria "ouvindo". Ouvindo o que? A obra? Uma resenha crítica sobre a obra? "Ouvir" o uso da tinta dourada, convenhamos, não há de ser.
    Em último caso, traduza o mesmo nonsense do original...

jasminasul

Senior Member
    Spanish Andalusia
    Exactamente, eso es lo que me tiene rascándome la cabeza. No dice nada de una reseña, seguramente la transcripción está mal.
    Gracias, voy a preguntarle al cliente a ver si me lo resuelve.
    :)

machadinho

Senior Member
    Português do Brasil
    Deve ser ouvindo com fones de ouvido as explicações gravadas no guia portátil que normalmente se oferece nos museus.

jasminasul

Senior Member
    Spanish Andalusia
    Es una posibilidad, pero si no especifica que se refiere a la guía auditiva, no lo entiende nadie. Muchas gracias. :)

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Deve ser que alguém ia dando explicações aos visitantes, um guía acompanhando um grupo, ou talvez o falante ia escutando a gravação do aparelho portátil.

jasminasul

Senior Member
    Spanish Andalusia
    Gracias, gato. Era un error de transcripción: Só ao vivo que a gente consegue perceber...
    Saludos