Salada mista

Maria S.

Member
Russian
Olá,

Afinal, o que é "salada mista"?? Sempre pensei que era de tomates e pepinos, mas parece que estava errada e que pode levar quaisquer ingredientes. Aliás, o nome parece estranho, pois qualquer tipo de salada é misto por definição 😃

• Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Sim, uma 'mista' é uma salada com vários ingredientes (quero dizer, legumes ou produtos hortícolas), mas 'salada', só por si, não tem essa implicação, uma vez que também chamamos 'salada' àquela que contem apenas um ingrediente, temperada com azeite e/ou vinagre ou um molho: 'salada de alface', 'salada de tomate', por exemplo.

Ari RT

Senior Member
    Português - Brasil
    Se eu ouço "salada mista" penso em alface e tomates. Não bateria o pé para afirmar que essa seja a "definição" de salada mista. Talvez eu interprete assim por ser essa combinação a mais frequente, com larga margem, na mesa brasileira.
    Colocando-me na posição de estrangeiro, "mista" realmente significa misturada, variada no caso concreto. Eu evitaria essa palavra e usaria a indicação de @Carfer acima: salada de pepino, salada de tomate, salada de alface, tomates e ovos etc.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Se eu ouço "salada mista" penso em alface e tomates. Não bateria o pé para afirmar que essa seja a "definição" de salada mista. Talvez eu interprete assim por ser essa combinação a mais frequente, com larga margem, na mesa brasileira.
    Sim, esse também é o uso mais comum em Portugal e pela mesma razão.

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Salada mista vem a ser a chamada salada verde muitas vezes: geralmente alface, tomate e cebola, não acham?

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    Salada mista vem a ser a chamada salada verde muitas vezes: geralmente alface, tomate e cebola, não acham?
    Em Portugal? Uma salada de alface, tomate e cebola (sim, cá leva habitualmente cebola. Quem não gosta tem de previamente pedir para não porem) é uma 'mista' típica, para não dizer 'padrão'.

Guigo

Senior Member
    Português (Brasil)
    No Brasil, uma salada típica consta, basicamente, de: alface, tomate e palmito, regados a azeite e/ou vinagre e, eventualmente, sal. Quem quiser cebola, que peça para colocarem.
    As saladas mistas são aquelas mais enriquecidas, por exemplo: pepino, jiló, maxixe, tiras de frango ou de rosbife, batata-baroa, aipo, milho, azedinha, molhos diversos, etc. Há muitas variações, dependendo do estado/região e de hábitos familiares.
    Há uma salada que ando querendo experimentar: salada de flores.

Maria S.

Member
    Russian
    Resumindo: a salada mista é, antes de tudo, aquela de tomate, alface e cebola tanto em Portugal como no Brasil (cebola no Brasil - ?). Porém, não é uma definição rígida e qualquer outro tipo de salada que tiver vários ingredientes também pode ser chamado de misto.
    Obrigada!

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    A cebola, no Brasil, apenas se a pessoa pedir (no caso de restaurantes, em casa a família sabe quem come ou não cebola). A salada mista pode ter tudo que a pessoa imaginar, daí algumas receitas são mais diretas: salada de repolho, salada mista de folhas, mas, como já disseram, basicamente, alface e tomate.
    Algumas receitas.