sem que te soubesse

< Previous | Next >

mariasilvia

Senior Member
Italian
encontrei a mesma expressao em dois poemas diferentes e nao entendo bem o sentido.
"Chegaste por acaso,
entraste sem que te soubesse
sentaste-te a meu lado em silencio...".

"Agora tenho a certeza. tu nao deixaste que eu te soubesse. Entraste em mim como uma seta, rapida como o vento..."

Parecem ter o mesmo significado mais eu nao consigo entender se saber é no sentido de ter conhecimento ou no sentido de aperceberse de...
obrigada:confused:

• Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    mariasilvia said:
    encontrei a mesma expressao em dois poemas diferentes e nao entendo bem o sentido.
    "Chegaste por acaso,

"Agora tenho a certeza. tu nao deixaste que eu te soubesse. Entraste em mim como uma seta, rapida como o vento..."

Parecem ter o mesmo significado mais eu nao consigo entender se saber é no sentido de ter conhecimento ou no sentido de aperceberse de...
    obrigada:confused:
    Mariasilvia eu entendo no sentido de o eu-lírico não conhecer sobre o outro.
    Entraste sem que eu o conhecesse, ou percebesse...(perceber num sentido de abranger com a inteligência; entender, compreender).
    Válido para as duas frases.:)

Outsider

Senior Member
    Portuguese (Portugal)
    Não conhecia este emprego de "saber".

saber

v. tr.,
    ter conhecimento de;
    compreender;
    ter a certeza de;
    estar convencido de;
    estar exercitado em;
    ser perito ou prático em certos assuntos;
    ter capacidade, conhecimentos, recursos para;
    conseguir compreender;
    poder explicar;

v. int.,
    ter muitos conhecimentos;
    ser erudito;
    entender;
    estar informado;
    ter sabor;
    impressionar o sentido do gosto;

fonte
    "Chegaste por acaso,

Fico na dúvida se quer dizer "entraste sem que eu me apercebesse de ti", ou "entraste sem que isso te desse gosto (sabor)".

Pode querer dizer "não deixaste que eu te conhecesse", "não deixaste que eu me apercebesse de ti", ou "não deixaste que eu te apreciasse (saboreasse)".

Vanda

Moderesa de Beagá
    Português/ Brasil
    Trocando em miúdos, tudo isto. Este saber é poético, este conhecer é poético, este aperceber é poético, este sentir é poético. Up to you! Não existe certo ou errado na maneira em que '"sentimos'', "apercebemos as coisas", não é algo que a gramática ensine. Sente-se, simplesmente. :)

mariasilvia

Senior Member
    Italian
    Obrigada a todos, com efeito tambem no italiano "saber" pode ter os mesmos sentidos e sò depende da intençao de quem usar o verbo. Sò queria saber se em portugues isso è um modo de dizer particular. entao è melhor deixar a ambiguidade à livre interpretaçao de cada um.

< Previous | Next >