será?

< Previous | Next >

Dymn

Senior Member
Bom dia,

Não percebo o significado deste bordão, usado no final de uma frase em jeito de pergunta.

Felipe renunciou à herança do pai recentemente, é certo; mas durante todo o tempo anterior nunca se interessou por saber quanto herdaria, e de onde vinha o dinheiro? Não se fala de dinheiro nas famílias reais, será?

Será que alguém me pode oferecer uma explicação ou uma tradução para espanhol? :confused:

Muito obrigado

• patriota

Senior Member
    pt-BR
    Sem a inversão: "Será que não se fala de dinheiro nas famílias reais?"

Outro exemplo, das redes sociais: "Meu cachorro me mordeu. Ele não me ama mais, será?"

gato radioso

Senior Member
    spanish-spain
    Dymn, acho que em castelhano mesmo assim se diz, embora com menor frequência do que em português e mudando a ordem da frase quase sempre. Não sei se no teu entorno é diferente, visto que colocaste a questão.

jazyk

Senior Member
    Brazílie, portugalština
    Eu não estou acostumado a esse será no fim de frase. Não sei se é uma moda que não chegou até mim ainda nem sei se as frases abaixo seriam possíveis:

Ele viu o último filme do Tarantino, será?
    A Juliana está de férias, será?
    O computador está quebrado, será?

zema

Senior Member
    Español Argentina
    Me parece que ese "será?" suele tener implícito un "¿será que eso es así?" o "¿será que eso es cierto?", no sé si a eso te refieres Dymn.

Carfer

Senior Member
    Portuguese - Portugal
    'Será', em final de frase ou sozinho, mas reportando-se a algo que acabou de ser dito, no uso cá destas bandas, traduz simultâneamente dúvida ou descrença, associadas a espanto, em situações em que as evidências forçam a admitir a possibilidade de que aquilo que julgávamos contrário à realidade possa ser, no fim de contas, como se disse. Dito de outro modo, é normal e natural que nas famílias se fale e haja interesse por questões de dinheiro, pelo que também parece normal e natural que o mesmo aconteça nas famílias reais e, portanto, que a situação não tivesse passado despercebida a Filipe. Como o rei, ou alguém por ele, diz que não sabia de nada, teremos então de concluir que nas famílias reais não se fala de dinheiro? Será? Parece ser a explicação possível, mas a verdade é que não cremos nela e ficaremos espantados se for verdadeira.

P.S. Na minha interpretação é o que zema diz.

< Previous | Next >